Passo de Khunjerab

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Passo de Khunjerab
A estrada no passo
Altitude 4 693 m
Cordilheira Caracórum
Localização Fronteira China-Paquistão
Localização Xinjiang (China) e Gilgit-Baltistão do (Paquistão)
Coordenadas 36° 51' N 75° 25' 40" E
Un-kashmir-jammu.png
Passo de Khunjerab está localizado em: Paquistão
Passo de Khunjerab
Placa informativa com as distâncias a partir do passo.

O passo de Khunjerab ou passo Khunjerab (chinês simplificado: 红其拉甫山口; chinês tradicional: 紅其拉甫山口; pinyin: hóngqílāfǔ shānkŏu; em hindi: खुंजर्ब दर्रा, em urdu: درّہ خنجراب), é um passo de montanha à altitude de 4693 m localizado na cordilheira do Caracórum numa posição estratégica na fronteira norte da região de Gilgit-Baltistão do Paquistão, na disputada região de Caxemira, e na fronteira sudoeste da Região Autónoma Uigur de Sinkiang da República Popular da China. O seu nome provém de um termo da língua wakhi para descrever o vale do sangue.[1] Toda a zona paquistanesa do passo está dentro do Parque Nacional de Khunjerab, um grande parque declarado em 1975 com uma área protegida de 2269,13 km².

O passo de Khunjerab constitui o cruzamento de fronteira pavimentado mais alto do mundo, e é cruzado pela estrada do Caracórum. A obra no passo ficou completada em 1982, e substituiu os passos não asflatados de Mintaka e Kilik como principal passagem através da cordilheira do Caracórum.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Qureshi, Rahmatullah; et al. (2011). «FIRST REPORT ON THE BIODIVERSITY OF KHUNJERAB NATIONAL PARK, PAKISTAN» (PDF). Pakistan Journal of Botany. v.43 pt.2. 849 páginas. Consultado em 25 de novembro de 2011 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Curzon, George Nathaniel. 1896. The Pamirs and the Source of the Oxus. Royal Geographical Society, London. Reprint: Elibron Classics Series, Adamant Media Corporation. 2005. ISBN 1-4021-5983-8 (pbk); ISBN 1-4021-3090-2 (hbk).
  • King, John 1989. Karakoram Highway : the high road to China. Hawthorn, Victoria, Lonely Planet Publications. ISBN 0-86442-065-X
  • Episode 13/30 of the NHK television series The Silk Road, a series originally shown in Japan in the early 1980s.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Khunjerab Pass».
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Passo de Khunjerab