Patapata Hikōsen no Bōken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Patapata Hikōsen no Bōken
パタパタ飛行船の冒険
(Patapata Hikousen no Bouken)
Imagem do anime destacando a protagonista Jane.
Gênero Aventura, Ficção científica, Steampunk
Anime
Direção Yuichiro Yano
Estúdio Telecom Animation Film
TMS Entertainment
Koko Enterprises
Emissoras de televisão Japão WOWOW
Exibição original 5 de janeiro de 200229 de junho de 2002
Episódios 26
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Patapata Hikōsen no Bōken (パタパタ飛行船の冒険, Patapata Hikousen no Bouken?, lit. "O Segredo do País Azul Celeste") é uma série de anime nipo-sul-coreana que teve 26 episódios de 26 minutos, criada por Yano Yuichiro e baseada nos romances Face au drapeau e L'Étonnante Aventure de la mission Barsac de Jules Verne. No Japão, a série foi ao ar pelo canal WOWOW entre 5 de janeiro até 29 de junho de 2002.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Minha mãe está em algum lugar no meio dessas estrelas lá em cima, e eu tenho certeza que um dia voarei até ela.
— Jane Buxton, "Episódio 5"

A história se passa na segunda metade do século XIX. A pequena Jane é órfã de mãe, na verdade Anna Buxton morreu ao dar à luz. A criança, então, cresce com seu irmão mais velho George e seu pai Lord Buxton. Passado três anos, o pai se casa com Margaret, uma mulher que tem um filho de onze anos chamado William. A mãe e o filho, em seguida, vão morar no castelo Glenar, casa de Jane e seu pai, mas o menino não gosta porque levaram sua vida e fica mal-humorado com todos. Com ciúmes do carinho que a mãe tem com a família Buxton, logo surge uma profunda ligação de amizade apenas com Jane.

Infelizmente Margaret logo morre e nada sobra para William, somente o carinho de Jane, a única amiga dele, mas no fundo ele fica ressentido por ter tratado os Buxton com ignorância.

Os anos passam e Jane, inteligente e habilidosa como é, desenvolve uma grande aptidão para a mecânica. Seu sonho na verdade é ser capaz de voar e em vez de seguir as aulas de piano como todas as outras meninas de boa família, ela passa o tempo a vasculhar no laboratório de seu irmão mais velho George e constrói improváveis máquinas voadoras de pedais, deixando louco o mordomo Agenore quem deveria vigiá-la.

George é um jovem estudioso que está a desenvolver uma teoria a partir das lendas antigas que vêm do Oriente e é está convencido da existência de uma substância chamada "Fojusen" que permitiria que os homens voassem. Um dia recebe do governo uma missão secreta para realizar uma extensa pesquisa e, em seguida vai para o lado leste, oficialmente para uma missão arqueológica. Estranhamente, seu irmão William, envolvido em negócios obscuros com o banco da família, desaparece no mesmo período.

Depois de algum tempo, Jane agora é uma adolescente de 14 anos, e a família Buxton se choca com os terríveis acontecimentos. Uma carta oficial do governo anuncia a execução de George, que é culpado de incitar uma revolta em um país do leste e imediatamente depois o banco dos Buxton é roubado por homens de uma máquina voadora misteriosa, causando a ruína da família. O coração de Lord Buxton, não resiste a tudo isso, e logo ele falece. A única coisa que Jane pode fazer, em seu desespero, é cuidar de seu pai enquanto ele está morrendo aos poucos, e um dia ele recebe uma carta. O endereço parece escrito pela mão de seu irmão George e o conteúdo é apenas uma estranha pedra azul que parece possuir poderes misteriosos.

Com a certeza de que seu irmão ainda está vivo, o pai de Jane confia nela, na governanta e Agenore para irem até o Oriente, onde será a maior aventura de sua vida.

Referências a outras obras[editar | editar código-fonte]

Patapata Hikōsen no Bōken (cuja tradução literal é O segredo da areia azul ou O segredo do país azul celeste) é uma homenagem ao anime Fushigi no umi no Nadia. Também é cheio de referências às obras de Hayao Miyazaki, como Conan - O Rapaz do Futuro e O Castelo no Céu.

  • A protagonista Jane se assemelha a Jean Luc Lartigue de Fushigi no umi no Nadia. Como ela está interessada em mecânica, e é apaixonada por aviões, logo tenta estabelecer um para finalmente voar. Mesmo Jane como Jean gosta de numerar as suas criações, o avião é capaz de voar para a "Flapper nº. 28". Além disso, o mesmo pedal aviões também pode ser encontrado em Majo no Takkyūbin nesse caso, construído e pilotado pela coprotagonista Tombo, que também ama o voo.
  • A "Areia azul" que Jane mantém em seu medalhão no pescoço, recorda a "Água azul" de Nadia ou a "Pedra grave" em O Castelo no Céu, e possui propriedades muito semelhantes a levitação.
  • A ambientação Steampunk e a parte de cima do nave de Jane e seus amigos usado para atravessar o deserto, recorda as naves estranhas que voavam em Laputa: castello nel cielo de Miyazaki.
  • Neo City, com sua torre, lembra Indastria de Conan - O Rapaz do Futuro. Ainda existem escravos que trabalham no subterrâneo da cidade para manter as pessoas reais em conforto.
  • A enorme nave voadora Proeminência lembra o Gigante de Conan - O Rapaz do Futuro. É usada para destruir parte da Neo City, tal como em Gigante com Indastria, e finalmente cai, e é destruída, causando a morte do "malvado" Herry Killer. Jane é salva do desastre tão parecido com Conan.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem  Japão
Jane Buxton Ema Kogure
William Buxton Tōru Ōkawa
George Buxton Masakazu Suzuki
Edward Buxton Masaaki Tsukada
Christophe Barsac Akio Ohtsuka
Sabrì Maki Mizuma
Agenore San Bellan Rokuro Naya
Marcenay Naomi Kusumi
Morilire Mitsuaki Madono

Música[editar | editar código-fonte]

Tema de abertura
Temas de encerramento
  • "What Can I Do", letras e música de Michael Africk, arranjos de Cybersound, interpretada por Michael Africk e Mai Kuraki (Episódios 1-13).
  • "This is your life", letras de Mai Kuraki, música de Aika Ohno, interpretada por Aika Ohno (Episódios 14-26)

Transmissão Mundial[editar | editar código-fonte]

A série foi emitida em outros países europeus, tal como na Itália sob o título de Il segreto della sabbia no canal Hiro.[1] E na França sob o título de Le Secret du sable bleu no canal Télétoon+.[2] E também foi emitida nos países árabes sob o título de الطاقة الزرقاء no canal Spacetoon.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.