Paul Bazelaire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paul Bazelaire
Paul Bazelaire
Nascimento 4 de março de 1886
Sedan
Morte 11 de dezembro de 1958 (72 anos)
Paris
Sepultamento cemetery of Fontainebleau
Cidadania França
Alma mater
Ocupação violoncelista, professor universitário, compositor
Empregador(a) Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris
Movimento estético música clássica
Instrumento violoncelo

Paul Bazelaire (Sedan, 4 de março de 1886Paris, 11 de dezembro de 1958), foi um violoncelista francês. Ele ganhou muitos prêmios de literatura e de poesia na França e na Bélgica.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seu pai era escritor e sua mãe e avó foram as primeiras a ensinarem-no teoria e piano.

Ele começou a estudar violoncelo com a idade de sete anos graças a H. Clarival, o diretor da Companhia Filarmônica de Sedan, a sua cidade de nascimento. Quando tinha dez anos, Bazelaire iniciou os seus estudos na Academia Paris.

Ele fez sua estreia com a idade de onze anos em sua cidade natal, Sedan, em 18 de dezembro de 1897. Naquele mesmo ano, ele teve o primeiro prêmio no violoncelo na Academia. Na idade de 17, como um estudante de Xavier Leroux, ele ganhou o primeiro prêmio em harmonia, e dois anos mais tarde, quando ele tinha 19, ganhou o primeiro prêmio de composição e contraponto.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ele começou uma carreira de concertista solista e viajou extensivamente na Polônia, Rússia, Alemanha, Áustria, Itália, Tunísia, Inglaterra e Bélgica. Ele trabalhou com as de Covent Garden, em Londres, Manchester, Roma, e Pisa, Itália.

Continuando o seu concerto de carreira, ele também se tornou professor. Foi nomeado professor aos 32 anos na Academia Nacional de Paris em 1918, onde ele treinou e atraiu muitos estudantes de violoncelo.

Entre seus discípulos estão Pierre Baker, Bernard Michelin, Reine Flachot, Guy Fallot, Roger Albin, Genevieve Viagem Hammer e outros.

Ele criou um único conjunto de cinquenta violoncelistas que se tornou famoso em toda a França, e mesmo em todo o mundo.[carece de fontes?] Este grupo participou no "Farewell Concert" de Pablo Casals em 1 de outubro de 1956 na Sorbonne. Casals dirigiu uma orquestra de 100 violoncelistas, e Bazelaire e seus alunos contribuíram para o evento.

Bazelaire foi um bom amigo de Pablo Casals, que o confiou a presidência do Concurso Internacional Pablo Casals. Outros juízes incluíam A. Fritz, Gaspar Cassado, Pierre Baker, Sadlo e outros grandes violoncelistas. Um dos participantes era um jovem Mstislav Rostropovich.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Oficial da Legião de Honra,
  • Officier do mérito cultural monegasco pelo príncipe Rainier III de Mônaco,
  • Membro da Sociedade dos Autores e Type - fixadores,
  • Presidente da União das Violoncellists da França,
  • Professor com a Academia Americana de Fountainebleau, e
  • Ele foi co-autor do Dicionário Larousse de Música.