Paul L. Smith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita referências, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2018). Ajude a inserir fontes confiáveis e independentes. Material controverso que esteja sem fontes deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Paul L. Smith
Paul L. Smith (em foto de 1973).
Nome completo Paul Lawrence Smith
Outros nomes Bob Spencer, Adam Eden
Nascimento 24 de junho de 1936
Everett, Massachusetts, EUA
Morte 25 de abril de 2012 (75 anos)
Ra'anana, Israel
Ocupação Ator
Atividade 19631999
Cônjuge Norma Kalman (?–1960; divorciado)
Eve Smith (?–2012; até sua morte)

Paul Lawrence Smith, creditado também como Paul L. Smith ou Paul Smith (Everett, 24 de junho de 1936Ra'anana, 25 de abril de 2012) foi um ator americano, naturalizado israelense.

Smith começou jogando futebol americano no colégio, e graças ao esporte ganhou uma bolsa para estudar filosofia na Florida State University. Por causa de seu jeito grande, gordo, forte e barbudo, ficou mais conhecido por interpretar vilões e bandidos nas produções das quais participou a partir da década de 70.

Estreou no cinema em Exodus, uma produção norte americana filmada em Israel. Em 1967, ele retornou ao país como voluntário para lutar na Guerra dos Seis Dias. Smith ficou no país até 1973, atuando em cinco produções filmadas por lá, incluindo Uma Luz Lá no Céu (Gospel Road: A Story of Jesus, de 1973), uma produção americana estrelada por Johnny Cash.

Mudou-se então para Itália, onde fez alguns filmes como Trinity e Carambola, aproveitando-se da semelhança que tinha com o ator Bud Spencer[1]. Mudou-se então para Hollywood, onde atuou em filmes como O Expresso da Meia-Noite (Midnight Express, 1978) como o vice-diretor do presídio Ramidou, além de Duna (1984) e Maverick (1994). Em 1980, fez sucesso interpretando o vilão Brutus na versão cinematográfica de Popeye (1980), ao lado de Robin Williams e Shelley Duvall. Smith também teve um papel de destaque na minissérie Masada (1981) como Gideon.

Convertido ao judaísmo, mudou-se com a família para a cidade israelense de Ra'anana em 2006, onde ele faleceu em 25 de abril de 2012, aos 75 anos de idade. A causa de sua morte não foi divulgada.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Paul L. Smith (em inglês) no Internet Movie Database

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.