Brutus (Popeye)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brutus, no episódio: Estou no Exército Agora "I'm in the Army Now" de 1936.

Brutus é um personagem de histórias em quadrinhos criado em 1932 por Elzie Crisler Segar. No próximo ano (1933) os Fleischer Studios adaptaram o personagem dos quadrinhos para ser sempre o vilão nos desenhos animados do Popeye. Brutus gosta da Olívia Palito, porém não é correspondido por esta e sempre briga com Popeye. No Brasil, Brutus já teve vozes cariocas de Milton Luís, André Luiz "Chapéu" e Paulo Flores e outros como Antônio Moreno e Mário Jorge Montini na versão paulista. Brutus tem sua forma corporal enorme como The Incredible Hulk ou He-Man com sua maldade e crueldade equiparadas a estes com muita força, porém ela é derrotada quando Popeye come espinafre tendo sua força equiparada ao Superman assim o marinheiro consegue derrotar seu arqui-inimigo.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Nos primeiros episódios, o Brutos era tão selvagem e bruto do que é até hoje e tentava a qualquer custo convencer a Olivia Palito ser sua namorada só para tira-la do Popeye, seu rival e pior inimigo, mas no meio da década de 30 sua selvageria e brutalidade haviam diminuído um pouquinho, mas continuava tentar a qualquer custo namorar a Olívia palito só para tira-la do Popeye. No final da década de 30 a brutalidade e a selvageria do Brutus diminuiu de novo e Brutus parou de tentar a qualquer custo namorar a Olivía Palito, mas ainda tenta namora-la só para tira-la do Popeye, mas Popeye se torna seu melhor amigo e sua rivalidade com ele permanece e a amizade com o Popeye termina no final da década de 50.

Bluto / Brutus[editar | editar código-fonte]

Brutus já teve dois nomes em inglês: "Bluto" e "Brutus". Isso aconteceu por causa de um engano sobre quem tinha os direitos autorais sobre o nome original. Quando os desenhos animados do Popeye deixaram de ser produzidos pelo Fleischer Studios (e depois pelo Famous Studios) e distribuídos pela Paramount em 1957, e a King Features Syndicate passaria a produzi-los sozinha, a Paramount Pictures acreditava (erradamente) que o nome "Bluto" havia sido criado pelos Fleischer Studios, e portanto eles tinham os direitos de propriedade sobre o nome. A King Features Syndicate então rebatizou o personagem com o nome de "Brutus" para evitar problemas com direitos autorais ou direitos marcários. No entanto, quando as séries de Popeye foram para a Hanna Barbera nos anos 70, foi descoberto que eles estavam enganados, o nome Bluto já havia aparecido antes em apenas uma história em quadrinhos de 12 de Setembro de 1932 . Com isso recuperaram os direitos sobre o nome do personagem e passaram a chama-lo assim novamente, nas séries de TV e em produtos licenciados.[1]

Este engano foi devido ao fato de que na década de 1930, O personagem "Bluto" só apareceu em apenas uma história em quadrinho do Popeye em 1932, porém, a partir de 1933, ele passou a ser sempre usado para os curtas animados dos Fleischers Studios. Pelo fato de que Popeye precisava de um inimigo nas suas animações, os irmãos Fleischer escolheram o personagem Bluto, ele então se tornou o adversário frequente de Popeye nos desenhos de cinema. Diferente das animações, nos quadrinhos "Bluto" não era o maior inimigo de Popeye, mas sim a Bruxa do Mar, que seria a mãe de Bluto.[2] Assim, na década de 1960, a King Features Syndicate não sabia sobre a primeira aparição do personagem em 1932, e achava que a Paramount havia criado "Bluto" em 1933, quando na verdade este nome havia aparecido nos quadrinhos um ano antes do primeiro desenho animado do Popeye.[1]

Uma diferença entre as duas fases dos personagens, é que o "Bluto" dos anos 50 é forte, e tem um aspecto mais "muscular", enquanto o "Brutus" dos anos 60 é apenas gordo. O personagem teve outros nomes:"The Big Guy That Hates Popeye", "A Big Brute", "Mean Man", "Sonny Boy".

Geralmente é aceito que "Bluto" e "Brutus" são a mesma pessoa. No entanto, a Ocean Comics publicou uma história na qual Bluto e Brutus são irmãos gêmeos. O artista Bobby London escreveu e ilustrou a história "Return of Bluto". Na história a "versão" de Bluto de 1932 retorna e descobre que um valentão gordo e barbudo, havia tomado o seu lugar, e se autodenominado "Brutus". Em 28 de dezembro de 2008 e 5 de abril de 2009, a tira de quadrinhos do Popeye adicionou Brutus na qualidade de irmão gêmeo de Bluto.

Referências

  1. a b Ota (2014). «Bluto ou Brutus?». Super Popeye Pixel Media [S.l.] ISBN 9788564529823. 
  2. Abandoned Love: So Who Exactly is the Sea Hag's Son?

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.