Pedro Carlos de Bourbon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pedro Carlos
Infante de Espanha e Portugal
Esposa Maria Teresa de Bragança
Descendência Sebastião Gabriel de Bourbon
Casa Bourbon
Nome completo
Pedro Carlos António Rafael José Xavier Francisco João Nepomuceno Tomás de Vilanova Marcos Marcelino Vicente Ferrer Raimundo
Nascimento 18 de junho de 1786
  Palácio Real de Aranjuez, Aranjuez, Espanha
Morte 4 de julho de 1812 (26 anos)
  Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, Brasil
Enterro São Lourenço de El Escorial,
El Escorial, Espanha
Pai Gabriel de Bourbon
Mãe Mariana Vitória de Bragança

D. Pedro Carlos de Bourbon e Bragança (de seu nome completo: Pedro Carlos António Rafael José Xavier Francisco João Nepomuceno Tomás de Vilanova Marcos Marcelino Vicente Ferrer Raimundo de Bourbon e Bragança; Aranjuez, 18 de junho de 1786Rio de Janeiro, 26 de maio de 1812) foi um infante dos reinos de Espanha e Portugal.

Filho primogênito e único sobrevivente de Gabriel de Bourbon (1752-1788), infante da Espanha, e de sua esposa D. Maria Ana Vitória Josefa de Bragança (1768-1788), infanta de Portugal.

Seus pais morreram quando ele tinha dois anos, sendo criado pela família real espanhola, morando posteriormente em Portugal. Depois do falecimento de seus pais e do irmão mais novo, sua avó materna e rainha de Portugal, D. Maria I, reconheceu-o como infante de Portugal, e ele passou a ser conhecido como D. Pedro Carlos de Espanha e Portugal.

Em 1808 embarcou com a família real portuguesa sua protectora rumo ao Brasil, fugindo às invasões francesas em Portugal. Nessa mesma altura foi-lhe dado o posto de Almirante General de Marinha portuguesa[1].

Em 13 de maio de 1810, D. Pedro Carlos casou-se com D. Maria Teresa de Bragança, infanta de Portugal. Desta união, em 4 de novembro de 1811, nasceria o infante D. Sebastião de Bourbon e Bragança[2].

Pedro Carlos morreu pouco tempo depois, tendo sido sepultado no Convento de Santo Antônio.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências