Peter Joseph Lenné

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Peter Joseph Lenné
Nascimento 29 de setembro de 1789
Bonn
Morte 23 de janeiro de 1866 (76 anos)
Potsdam
Cidadania Alemanha
Ocupação arquiteto paisagista, jardineiro, botânico, arquiteto
Prêmios Cavaleiro 2.ª classe da Ordem da Águia Vermelha
Empregador Frederico Guilherme III da Prússia
Magnum opus Palácio de Charlottenhof, Großer Tiergarten
Movimento estético Neoclassicismo

Peter Joseph Lenné (Bonn, 29 de Setembro de 1789 - Potsdam, 23 de janeiro de 1866) foi um jardineiro e paisagista prussiano, que trabalhou o estilo classicista alemão [1].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Atuou por quase meio século na arte da jardinagem na Prússia. Ele projetou diversos jardins espaçosos seguindo o estilo dos jardins paisagísticos ingleses, concentrando-se especialmente, em seus últimos anos, em um planejamento urbano socialmente sustentável na cidade de Berlim, pela criação de espaços verdes para o lazer da população. O foco de seu trabalho se concentrou em Berlim e Potsdam, mas também são encontrados trabalhos em outras partes da Alemanha [2], prova de seu trabalho.

As características dos projetos são os sistemas de caminhos entrelaçados e jardins que possuem plantas exóticas. Seu trabalho artístico é parte integrante da paisagem cultural de Berlin e Potsdam e se estende desde a Pfaueninsel [3] até Werder. Esta obra paisagistica foi nomeada como Património Mundial em 1990 e está sob a proteção da UNESCO.

Referências