Peter Joseph Lenné

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Peter Joseph Lenné
Peter Joseph Lenné
Nascimento 29 de setembro de 1789
Bona
Morte 23 de janeiro de 1866 (76 anos)
Potsdam
Sepultamento Bornstedt Cemetery
Cidadania Reino da Prússia
Progenitores
  • Peter Joseph Lenné Sr.
Irmão(ã)(s) Clemens Lenné
Ocupação arquiteto paisagista, jardineiro, botânico, arquiteto
Prêmios
  • Cavaleiro 2.ª classe da Ordem da Águia Vermelha (1850)
  • honorary citizen of Potsdam (1863)
Empregador(a) Frederico Guilherme III da Prússia
Obras destacadas Elisengarten, Klosterbergegarten, Palácio do Pátio de Charlotte, Palaisgarten by Peter Joseph Lenné in Detmold, Großer Tiergarten, Ruinenberg, pleasure ground, Marlygarten (Sanssouci), Roman Baths, Feldafinger Park
Movimento estético neoclassicismo
Causa da morte acidente vascular cerebral

Peter Joseph Lenné (Bonn, 29 de Setembro de 1789 - Potsdam, 23 de janeiro de 1866) foi um jardineiro e paisagista prussiano, que trabalhou o estilo classicista alemão [1].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Atuou por quase meio século na arte da jardinagem na Prússia. Ele projetou diversos jardins espaçosos seguindo o estilo dos jardins paisagísticos ingleses, concentrando-se especialmente, em seus últimos anos, em um planejamento urbano socialmente sustentável na cidade de Berlim, pela criação de espaços verdes para o lazer da população. O foco de seu trabalho se concentrou em Berlim e Potsdam, mas também são encontrados trabalhos em outras partes da Alemanha [2], prova de seu trabalho.

As características dos projetos são os sistemas de caminhos entrelaçados e jardins que possuem plantas exóticas. Seu trabalho artístico é parte integrante da paisagem cultural de Berlin e Potsdam e se estende desde a Pfaueninsel [3] até Werder. Esta obra paisagistica foi nomeada como Património Mundial em 1990 e está sob a proteção da UNESCO.

Referências

  1. Peter Joseph Lenné
  2. «Koblenz floresce». Consultado em 14 de março de 2012. Arquivado do original em 1 de novembro de 2011 
  3. «Os palácios e parques de Potsdam-Sanssouci». Consultado em 14 de março de 2012. Arquivado do original em 8 de março de 2012