Phan Rang–Tháp Chàm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Phan Rang–Tháp Chàm
Thành phố Phan Rang–Tháp Chàm (Vietnamita)
Panduranga (Cham)
Cidade (Classe-2)
Po Klong Garai têmpora
Po Klong Garai têmpora
Mapa
País  Vietnã
Província Ninh Thuận
Região Costa do Centro-Sul
Headquarter Nº 6A, Rua 21/8, My Huong Ward
Coordenadas 11°34′N 108°59′E
Fundado 813, como cidade de Panduranga, pelo Chams
Corporação 1917, como cidade de Phan Rang, por Khải Định
Consolidada 2007, como Cidade de Phan Rang - Tháp Chàm
Named for Panduranga and Po Klong Garai têmpora
Subdivisão 15 bairros, 1 comuna
Population (2019)
 • Cidade (Classe-2) 167,394
 • Urban 157,942
 • Rural 9,452
 • Etnias
Time zone ICT (UTC+07:00)

Phan Rang–Tháp Chàm, comumente conhecida como Phan Rang, é uma cidade do Vietnã e capital da província de Ninh Thuận.

História[editar | editar código-fonte]

O que hoje é Phan Rang era anteriormente conhecido como Panduranga, um principado do reino de Champa.

A cidade de Phan Rang foi fundada em 1917 durante a dinastia Nguyễn, por decreto do imperador Khải Định, e permaneceu como capital da província de Ninh Thuận até 1976, quando a província se fundiu com a província de Bình Thuận para formar a província de Thuận Hải.

A cidade foi dividida em Phan Rang no leste, que passou a fazer parte do distrito de Ninh Hải e Tháp Chàm no oeste, que passou a fazer parte do distrito de An Son. Os dois foram novamente combinados em 1992 para se tornarem Phan Rang – Tháp Chàm, a capital da província de Ninh Thuận, alcançando o status de cidade em 2007. [1]

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade de Phan Rang - Thap Cham tem uma área de 79,19 km2, está localizada no centro da província de Ninh Thuan, 1.380 km ao sul de Hanói, 330 km a nordeste da cidade de Ho Chi Minh, 95 km ao sul de Nha Trang.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Phan Rang – Tháp Chàm está localizado na junção das Rotas Nacionais 1A e 27; a primeira conecta a cidade a Hanói ao norte e à cidade de Ho Chi Minh ao sudoeste, enquanto a última atravessa as Terras Altas Centrais em direção a Buôn Ma Thuột.

A cidade está conectada à Ferrovia Norte-Sul na Estação Ferroviária Tháp Chàm; trens expressos de passageiros (SE1/2, SE5/6) param regularmente na estação. Chegando ou saindo da Estação Tháp Chàm 21 Thang 8 conecta Tháp Chàm a Phan Rang. Os ônibus locais vão para o oeste (7 km de viagem) até o terminal rodoviário de Phan Rang, perto do mercado de Phan Rang. O terminal Phan Rang é o centro de ônibus locais e distantes. Os autocarros locais vão para Phu Quy e Phouc Hou (12 km) para a torre Po Re Do ou para as estâncias balneares (5 km). Tomando a direção oposta (oeste) na 21 Thang 8, 1 km chega às torres e centro cultural Po Klong Garai. Os micro-ônibus para Da Lat (viagem de 2,5 horas) pegam os passageiros em um escritório de reservas Tháp Chàm em 21 Thang 8 entre o cruzamento e o cruzamento ferroviário, no entanto, os passageiros podem conseguir assentos com mais segurança no terminal de Phan Rang.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Brief history of Phan Rang - Thap Cham City». prtc.ninhthuan.gov.vn (em inglês). Consultado em 3 de novembro de 2023