Dinastia Nguyễn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Nhà Nguyễn
Dinastia Nguyễn

Império, Reino
Protetorado da França (desde de 1885)

Red flag.svg
1802 – 1945 Flag of France.svg
 
Flag of the Empire of Vietnam (1945).svg
 
Flag of Vietnam.svg

Bandeira de Nguyễn

Bandeira

Localização de Nguyễn
Vietnã em seu grande território 1829 no reinado de Minh Mạng.
Continente Ásia
Região Sudeste Asiático
Capital Huế
Língua oficial Vietnamita, francês (depois de 1887)
Governo Monarquia
Imperador
 • 1802-1820 Gia Long (primeiro)
 • 1926-1945 Bao Dai (último)
História
 • 1 de junho de 1802 Coroação de Gia Long
 • 1 de setembro de 1858 Invasão francesa
 • 22 de setembro de 1940 Invasão japonesa
 • 30 de agosto de 1945 Abdicação de Bao Dai
Moeda Lang
Vietnã em 1829 sob a Dinastia Nguyễn

Dinastia Nguyễn (em vietnamita: Nhà Nguyễn; Hán-Nôm: , Nguyễn triều) foi a última dinastia existente na atual região do Vietnã entre 1802 e 1885, quando foi anexado à Indochina Francesa.

História[editar | editar código-fonte]

Guerra Civil Trịnh–Nguyễn[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Guerra Trịnh–Nguyễn

Derrota de Tây Sơn[editar | editar código-fonte]

Em 1802, o imperador Gia Long derrubou a dinastia Tây Sơn e instaurou uma nova, a Nguyễn. O nome original do país era Việt Nam, mas seria alterado para Đại Nam em 1839.

Protetorado Francês[editar | editar código-fonte]

Em 1864, quando o Vietnã era um protetorado chinês, aconteceu a expedição franco-espanhola à Cochinchina. Depois desta expedição o imperador Tự Đức procurou estabelecer relações de amizade com a França para evitar uma invasão, mas este morreu em 1881, e os seus sucessores, Dục Đực, Hiẹp Hòa e Kiện Phúc, não foram capazes de fazer frente às ambições imperialistas da França.

Em 1885, após a derrota na Guerra Sino-Francesa, o imperador Hàm Nghi foi obrigado a aceitar o protetorado francês sobre o império. Embora Huế permanecesse a capital do império, o governador francês passou a residir em Saigão. Em 1887, a Indochina Francesa anexou o território de Kampuchea, e alguns anos mais tarde, o Sião cedeu o território do Laos. Em 1916, o imperador Tan Duy liderou uma revolta rapidamente sufocada, sendo exilado na Argélia.

Colapso[editar | editar código-fonte]

Em 1945, Ho Chi Minh declarou a independência, ao mesmo tempo que o Japão ocupava o território, que no mesmo ano voltou ao poder da França. Em 1954, após a batalha de Dien Bien Phu, a França perdeu a autonomia sobre o Vietnã e o imperador Bảo Đại abdicou.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.