Império do Vietnã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
De quoc Viet Nam
Império do Vietnã

Reino, Império

Blank.png
1802 – 1884 Flag of Colonial Annam.svg

Bandeira de Império do Vietnã

Bandeira

Continente Ásia
Região Sudeste Asiático
Capital Phú Xuân
Língua oficial vietnamita
Governo Monarquia
Imperador
 • 1802-1820 Gia Long
 • 1884-1885 Hàm Nghi
História
 • 1802 Fundação
 • 1884 anexado à Indochina Francesa
Moeda Lang

O Império do Vietnã foi um estado existente na atual região do Vietnã entre 1802 e 1885, quando foi anexado à Indochina Francesa.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1802, o imperador Gia Long derrubou a dinastia Tây Sơn e instaurou uma nova, a Nguyễn. O nome original do país era Việt Nam,que foi substituído por Đại Nam em 1839. Em 1864,quando o Vietnã era um protetorado chinês,aconteceu a Expedição franco-espanhola à Cochinchina. Depois desta expedição o imperador Tự Đức procurou estabelecer relações de amizade com a França para evitar uma invasão, mas morreu em 1881, e os seus sucessores, Dục Đực, Hiẹp Hòa e Kiện Phúc, não foram capazes de fazer frente às ambições imperialistas da França.

Em 1885, após a derrota na Guerra Sino-Francesa, o imperador Hàm Nghi foi obrigado a aceitar o protetorado francês sobre o império. Enquanto Huế permaneceu a capital do império, o governador francês passou a residir em Saigão. Em 1887, a Indochina Francesa anexou o território de Kampuchea, e alguns anos mais tarde, o Sião cedeu o território do Laos. Em 1916, o imperador Tan Duy liderou uma revolta rapidamente sufocada, sendo exilado na Argélia.

Em 1945, Ho Chi Mihn declarou a independência, ao mesmo tempo que o Japão ocupava o território,que no mesmo ano voltou ao poder da França.Em 1954, após a batalha de Dien Bien Phu, a França perdeu a autonomia sobre o Vietnã e o imperador Bảo Đại abdicou.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.