Cidade-condado consolidada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Divisões administrativas dos Estados Unidos
Primeiro nível
Estados

Commonwealth
Reserva indígena
Territórios

Segundo nível
Condado

Cidade-condado consolidada
Cidade independente

Terceiro nível
Cidades, vilas e aldeias

Município civil

No governo local dos Estados Unidos, uma cidade-condado consolidada é uma cidade e condado que foram fundidas em uma jurisdição unificada. Como tal, é simultaneamente uma cidade, que é uma incorporação municipal, um conselho e uma divisão administrativa de um Estado. Tem poderes e responsabilidades de ambos os tipos de entidades.

Uma cidade-condado consolidada é diferente de uma cidade independente, embora possa resultar em uma consolidação de uma cidade e um condado, tendo os mesmos poderes que uma cidade-concelho. Uma cidade independente não é considerada pelo Estado tendo limites como qualquer município, mas é reconhecida como uma entidade legal separada territorialmente por outros condados. O Centro-Oeste, e o sul possuem as maiores concentrações de grandes cidades-condados consolidadas, incluindo Indianápolis, Indiana; Nashville, Tennessee; Jacksonville, Flórida; Louisville, Kentucky; Kansas City, Kansas; Lexington, Kentucky e Denver, Colorado.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A Inglaterra possui seis "condados metropolitanos", criados em 1974: Greater Manchester, Merseyside, South Yorkshire, Tyne and Wear, West Midlands e West Workshire. A partir de 1986, estes municípios metropolitanos perderam seus conselhos municipais, mas atuam em conjunto para determinadas funções. Autoridades unitárias modernas são semelhantes e são conhecidas como bairros condado no País de Gales. Na Escócia, Aberdeen, Dundee, Edinburgo e Glasgou são funcionalmente "cidades independentes", embora o termo não seja usado.

Acordos semelhantes existem em outros países, como Alemanha, onde Berlim, Bremen e Hamburgo são cidades e Estados. Quase todas as cidades da Alemanha são cidades-condados consolidadas, como Frankfurt, Stuttgart, Munique ou Dresden na Áustria, onde a capital Viena é uma cidade e Estado; França, onde a cidade-capital Paris adquiriu este status de Departamento em 1968; na Coreia do Sul, onde Seul é uma cidade especial, enquanto as outras seis cidades (Busan, Daegu, Daejeon, Gwangju, Incheon e Ulsan) são cidades metropolitanas. Além disso, o Território da Capital Australiana executa todas as funções municipais da cidade de Canberra, e portanto funciona como um sistema integrado de cidade-território. Da mesma forma, a Cidade de Tóquio se fundiu com a prefeitura para formar a metrópole de Tóquio em 1943.

Balanços[editar | editar código-fonte]

Consolidadas em sete cidades de governos-condado, nos Estados Unidos os lugares anteriormente independentes foram incorporados e mantiveram alguns poderes governamentais. Nessas cidades, de acordo com o United States Census Bureau, estas cidades são chamadas de "cidades consolidadas"; onde as estatísticas de uma boa governança são registradas tanto para o governo destas cidades quanto para os municípios componentes. Uma parte do governo consolidado é chamado de "equilíbrio", que o USCB define "como uma cidade consolidada com menos lugares semi-independentes incorporados localizados dentro da cidade consolidada".

Estas cidades-condado consolidadas são:

Lista de cidades-condado consolidadas[editar | editar código-fonte]

Fundidos[editar | editar código-fonte]

Outros[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Website of the Municipality of Anchorage
  2. a b «Colorado Municipal Incorporations». State of Colorado, Department of Personnel & Administration, Colorado State Archives. 9 de novembro de 2011. Consultado em 9 de novembro de 2011 
  3. Website of the City and County of Broomfield
  4. Website of the County of Honolulu
  5. «Cópia arquivada». Consultado em 9 de novembro de 2011. Arquivado do original em 19 de julho de 2011 
  6. Website of Terrebonne Parish Consolidated Government
  7. «Website of Lexington-Fayette Urban County Government». Consultado em 9 de novembro de 2011. Arquivado do original em 28 de março de 1997