Phil Alden Robinson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Phil Alden Robinson (nascido em 1 de março de 1950), em Long Beach (Nova Iorque), é um cineasta e roteirista americano cujos filmes incluem Campo dos Sonhos, Sneakers e A Soma de Todos os Medos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Robinson se formou no Union College em Schenectady, Nova York, como Bacharel em Ciências Políticas e recebeu um doutorado honorário de Letras no Union College em 1996.

Por Band of Brothers, ele (juntamente com todos os diretores da série) foi nomeado para um Directors Guild of America Award e ganhou um prêmio Emmy de melhor direção de uma minissérie, filme ou especial dramático.

Em 1992, ele acompanhou o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, como observador em missões de ajuda à Somália e na Bósnia, para o qual ele escreveu e dirigiu seu primeiro de cinco documentários para a ABC News "Nightline". O último deles, Sarajevo Primavera, foi nomeado para o Nacional & Documentary Emmy Award em 1997.

Em 1990, ele foi nomeado o "Escritor do Ano" pela Associação Nacional dos Proprietários de Teatro, e em 1994 recebeu o Writers Guild of America's Valentine Davies, prêmio de contribuição para a indústria do entretenimento e da comunidade em geral.

Filmografia[editar | editar código-fonte]