Phil Rajzman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Phil Rajzman
Surfista
Dados Pessoais
Nome completo Philip Wollens Rajzman
Nacionalidade brasileiro
Nascimento 27 de junho de 1982 (39 anos)
Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro
Ocupação surfista (d)
Website www.philrajzman.com.br

Philip Wollens Rajzman (nascido em 27 de junho de 1982), mais conhecido como Phil Rajzman, é um surfista profissional brasileiro.

Como discípulo de um dos pioneiros e um dos maiores nomes do surfe brasileiro, o Rico de Souza, Phil começou a pegar ondas aos seis anos de idade e desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país. Phil tem subido constantemente ao pódio dos mundiais desde 1994, mesmo ano em que começou a competir.

Aos quinze, Phil passa a se tornar uma figura conhecida no mundo do surfe, impressionando o mundo com grandes performances em ondas gigantes do estado norte-americano do Havaí e depois foi convidado a integrar à primeira equipe brasileira de tow-in, a Power Surf Team,[1] onde o surfista é puxado por um jet-ski, a procura de maiores e melhores ondas possíveis.

Em 2002, Phil participa do filme Surf Adventures — um dos destaques foi a sequência incrível de manobras do brasileiro em Fernando de Noronha. A continuação do filme, intitulada Surf Adventures 2, está na fase final de edição, e Phil novamente faz papel principal da produção sendo o único surfista a utilizar tanto a prancha pequena como o longboard.

Em maio de 2007, Phil vence o compatriota Danilo Rodrigo e conquista o título do campeonato mundial de surfe da ASP, realizado na França. E, em 2016, conquista o Bicampeonato Mundial de Longboard.

Além de ser o maior nome do Longboard brasileiro, Phil também é apresentador do programa 9 Pés , no Canal Off. O programa retrata a cultura do surfe de pranchão e apresenta os principais picos e personagens do cenário atual de longboard. O programa estreia a nova temporada, em julho/2018.

Phil é filho do ex-jogador profissional de vôlei Bernard Rajzman, e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens.[1][2]

Títulos[editar | editar código-fonte]

- Bicampeão mundial 2016/2007 - Vice-campeão mundial 2014 - Bicampeão mundial oxbow 2004/2003 - Bicampeão pan americano 2009/2007 - Campeão brasileiro de Longboard 2012 - Bicampeão Tow in RJ 2011/2010 - Campeão SUP Racing Petrolandia Adventure 2011 - Campeão Waterman Brasil 2007

Projetos sociais[editar | editar código-fonte]

Phil Rajzman é o idealizador e coordenador do projeto Respirar (Enquadrado na Lei de incentivo ao esporte IR), desenvolvido para a área de desporto educacional, aulas de surf, natação e acompanhamento psicológico e pedagógico, cujo público beneficiário será de alunos de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro, regularmente matriculadas em Instituição de ensino de qualquer sistema.

Além disso, Phil Rajzman é padrinho do projeto Surf no Alemão, idealizado e coordenado pelo morador da comunidade Wellington Cardoso.

Referências

  1. a b Por Redação Waves (2 de fevereiro de 2002). «Phil Rajzman dropa de tow-in». Waves. Terra Networks. Consultado em 12 de março de 2017. Arquivado do original em 13 de março de 2017 
  2. «Phil Rajzman wins Oxbow Pro World Longboard Champs». surfline.com. 8 de maio de 2007. Consultado em 12 de março de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Surfe é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.