Tow-in surfing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tow-in surfing é uma técnica pioneira por Laird Hamilton, Buzzy Kerbox, Dave Kalama, entre outros, em meados dos anos 1990 onde um surfista é rebocado por um Jet-Ski (mais comum) ou por um Helicóptero até a onda. Este método tem uma vantagem demonstrada nas situações em que a onda é muito grande e se move muito rapidamente para o surfista apanhá-la apenas na remada.

A utilização de um helicóptero para o Tow-In Surfing começou a aparecer em meados da década de 2000, e tem várias vantagens sobre o uso de Jet-Skis. O piloto, posicionado acima do surfista, é capaz de detectar grandes ondas de mais longe e levar o surfista, através de uma corda, até a onda desejada. Além disso, um helicóptero pode ir mais rápido e não é afetado pela superfície do oceano.

Problema[editar | editar código-fonte]

Críticos do Tow-In Surfing criticam o ruído e a poluição feita pelos motores das máquinas utilizadas para o Tow-In, bem como a probabilidade de que novos participantes possam se aventurar sem o treinamento e a preparação adequada para a sobrevivência nesse esporte. Por outro lado, uma equipe qualificada de motorista e surfista, que muitas vezes trocam papéis na água durante uma sessão, elaboram um relatório e uma compreensão do oceano e suas condições que lhes permite prever se as ondas estão adequadas a prática do Tow-In.

Ambientalistas e surfistas puritanos tem passado uma proposta para encerrar a prática do Tow-In em Mavericks na Califórnia do Norte, acusando que a prática do esporte causa prejuízos a fauna local e incômodos aos residentes do litoral californiano devido ao barulho excessivo dos Jet-Skis.

Locais Famosos de Tow-In[editar | editar código-fonte]

Tow-in realizado nas ondas gigantes da Praia do Norte, na Nazaré, em Portugal.

Famosos Big-Riders[editar | editar código-fonte]


CURIOSIDADES[editar | editar código-fonte]

  • O primeiro campeonato de tow-in no mundo, o "Tow-In World Cup" (2002), foi vencido pela dupla formada por um havaiano e um brasileiro, Garret McNamara e Rodrigo Resende, respectivamente. Em terceiro lugar ficou a dupla brasileira formada por Carlos Burle e Eraldo Gueiros.
  • Com o tow-in, Garrett McNamara surfou a maior onda já registrada até então, com 68 pés (cerca de 22 metros), na praia do Norte, Nazaré, Portugal.

Referências

  1. Patrícia Rogado (21 de fevereiro de 2014). «Onda de Hugo Vau na lista das maiores do mundo». Público.pt. Consultado em 18 de abril de 2014