Wingsuit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wingsuit em vôo.

Wingsuit, ou traje planador, é um macacão com asas usado por paraquedistas para voos de alta performance. Os praticantes desta modalidade de paraquedismo são também chamados "Bird-man" (homem pássaro).

Enquanto em queda-livre sem o wingsuit a velocidade terminal é de cerca de 200 km/h com a wingsuit regula por volta de 50 km/h, com um avanço horizontal próximo a 150 km/h.[1] Para pousar os praticantes fazem uso de um paraquedas.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Os primeiros wingsuits surgiram na década de 30 do século XX, feitos com materiais rígidos. Entre 1930 e 1961, 72 dos 75 pioneiros morreram nos voos de teste.

Em 2007, usando o wingsuit, o paraquedista brasileiro Luigi Cani saltou de um helicóptero por sobre o Corcovado, poucos metros acima da estátua do Cristo Redentor. Cani raspou o traje na montanha, rasgando o wingsuit. Apesar disso, conseguiu manter o voo e pousar ileso[2] .

Wingpack[editar | editar código-fonte]

Um outro tipo ou modelo de macacão que esta sendo testado è o chamado Wingpack, que seria em uma asa rígida de fibra de carbono. Este modelo intermediário entre uma asa delta e um wingsuit, pode chegar a ter uma eficiência 6 e permite ainda carregar oxigênio e outros materiais.[3] Em 31 de julho de 2003, o austríaco Felix Baumgartner, saltando de una altura de 9.000 metros, conseguiu atravessar em 14 minutos o canal da Mancha, percorrendo mais de 35 km.[4] Em 2006, a ESG, uma empresa alemã lançou o modelo Gryphon, um wingpack feito exclusivamente para as forças de operações especiais.[5]

Futuro[editar | editar código-fonte]

O próximo passo na evolução do wingsuit é o desenvolvimento de modelos capazes de realizar o pouso sem o auxílio de paraquedas. Testes estão sendo feitos por alguns entusiastas do projeto, como o americano Jeb Corliss e o brasileiro Luís Cani Júnior, mais conhecido como Luigi Cani.[6] Em 23 de maio de 2012 o britânico Gary Connery conseguiu realizar pela primeira vez o salto sem paraquedas, usando uma wingsuit especialmente projetada e aterrissando sobre uma pilha de caixas de papelão que amorteceram o impacto.[7]

Referências

  1. «History of wingsuit(em [[Língua inglesa|inglês]])».  Ligação wiki dentro do título da URL (Ajuda)
  2. Portal Globo.com. «Base jumpers se arriscam em voo de proximidade e dão show no Rio». Consultado em 25 de agosto de 2011. 
  3. «Time(em [[Língua inglesa|inglês]])».  Ligação wiki dentro do título da URL (Ajuda)
  4. «Pára-quedista austríaco sobrevoa o Canal da Mancha». 
  5. «Gryphon (forças militares)(em [[Língua alemã|alemão]])».  Ligação wiki dentro do título da URL (Ajuda)
  6. Portal Globo.com. «Desafio no ar sem pára-quedas». Consultado em 25 de agosto de 2011. 
  7. "Gary Connery: stuntman completes 2400ft skydive without a parachute". The Telegraph, 23/05/2012
Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.