Saltar para o conteúdo

Piabetá: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Ligações internas removidas
Linha 44: Linha 44:
* Comércio - possui um comércio muito desenvolvido em comparação com outros bairros do município.
* Comércio - possui um comércio muito desenvolvido em comparação com outros bairros do município.


Aqui não é o maldito estado repressor
===Crime ambiental===
Em [[19 de julho]] de [[2006]], o [[IBAMA]] multou a prefeitura de Magé por causa do '''Lixão de Piabetá''', como é conhecido. O lixo continua sendo queimado e enterrado em Piabetá. Para o Ibama, essas são apenas algumas das irregularidades apontadas no laudo sobre o lixão de Piabetá. A fiscalização do Ibama constatou que há [[contaminação do solo]], do [[lençol freático]] e a [[poluição do ar]].
Além disso, escavadeiras retiravam saibro de um morro para aterrar o lixo. Por conta da fumaça, que diminui a visibilidade dos motoristas, uma pessoa morreu em um acidente no quilômetro 132 da [[Rio-Teresópolis]], próximo ao lixão.
Segundo a [[Secretaria de Meio Ambiente de Magé]], o município possui licença provisória, concedida pelo [[IBAMA]] e pela [[Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente]] ([[Feema]]), para o funcionamento do lixão, em Piabetá. Atualmente, estão sendo adotadas medidas para a transformação do Lixão em [[Aterro sanitário]].


== Esporte ==
== Esporte ==

Revisão das 13h57min de 26 de março de 2010

Piabetá é um bairro que pertence ao 6º Distrito (Vila Inhomirim) e está localizado no município de Magé. Nesse distrito temos também Fragoso, Pau Grande e Raiz da Serra.

Piabetá

História

Tem como uma das fontes de acesso a rodovia Rio-Teresópolis, na qual se cobra pedágio.

Foto tirada em agosto de 2005 no final da Rua Guarani em Piabetá

Piabetá tem o maior cartório eleitoral do município de Magé. Possui um comércio de variados gêneros e serviços. O bairro de Piabetá sobressai-se no 6.º distrito de Magé, Inhomirim. Terra habitada por tupis, a região de Inhomirim aparece pela primeira vez nas Cartas de Sesmarias, em 1568, quando à 9 de fevereiro, El-Rey doa uma larga faixa de terras, às margens do rio Inhomirim, em favor de Antônio da Fonseca, que havia lutado ao lado de Estácio de Sá, na expulsão dos franceses da Guanabara. Piabetá está localizado proximo à Serra dos Órgãos, contando com aproximadamente 68.000 habitantes.

A Primeira Ferrovia do Brasil, hoje abandonada e parcialmente destruída, que ligava Guia de Pacobaíba a Petrópolis, corta Piabetá. Em 1677, é criada a freguesia de Anhu-mirim (caminho estreito, em tupi), sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade. Através do Alvará de 12 de abril de 1698, a freguesia é elevada a categoria de Paróquia Perpétua.

Apenas em 11 de junho de 1723 aparece, pela primeira vez, uma concessão de terras em Piabetá, doadas aos sócios Ventura da Costa e Antônio de Toledo Souto Mayor, constituida de três mil braças quadradas entre o rio Cayoaba e Piatá.

Sede do CF Rio de Janeiro

Em 8 de abril de 1728, as terras de Ventura da Costa, não se sabe o porquê, são transferidas para Antônio Fernandes Lima. Com uma área de seis quilômetros quadrados, a fazenda de Antônio de Toledo, nessa época, abrangia ainda as terras de Raiz e Meio da Serra. No século XIX, Mons. Pizarro e Araújo, em suas Memórias históricas do Rio de Janeiro, menciona a existência do rio Piabetá, originado na Serra Alta (Petrópolis), desaguando no rio Bonga (Bongaba) e, em cujas margens cultivava-se a cana, a mandioca, o arroz, o café e legumes, além de registrar o funcionamento de alguns engenhos de aguardente. O declínio da agricultura Mageense verificado com a República, pode ser sentido também em Piabetá. Com o loteamento das fazendas, verdadeiros sub-bairros continuam surgindo, de onde saem mão-de-obra para a Capital e as cidades vizinhas.

Significado do Nome

Segundo J. Romão da Silva, Piabetá é uma corruptela de Piatá, que significa a base firme, o alicerce sólido. Usado como adjetivo, expressa ainda, firmeza, força ou vigor. Nos textos antigos aparecem Piatá, Piabatá e Piabetá.

Aniversário do Bairro

08 de Abril

Clima

Quente e Úmido com Temperatura Média 30 ºC

Turismo

  • Estrada de Ferro Mauá - (Estação Ferroviária) - A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios, corta por Piabetá.

Desenvolvimento

Crescimento

Devido a seu grande crescimento, tem tornando-se centro de lazer para muitos visitantes. O fato de ser caminho para Petrópolis, contribui para seu desenvolvimento, mesmo estando estagnado nos últimos anos.

  • Saúde - possui um hospital: Hospital Municipal Hugo Braga.
  • Educação - possui escolas da rede municipal, estadual e privada.
  • Comércio - possui um comércio muito desenvolvido em comparação com outros bairros do município.

Aqui não é o maldito estado repressor

Esporte

O bairro é servido por time profissional, o Clube de Futebol Rio de Janeiro, que disputa desde 2009 a Série C do Rio de Janeiro. O Piabetá Esporte Clube, por sua vez, é amador, fazendo parte dos campeonatos promovidos pela Liga Mageense de Desportos.

Ligações externas