Pico Duarte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pico Duarte
Pico Duarte
Pico Duarte
Pico Duarte está localizado em: República Dominicana
Pico Duarte
Coordenadas 19° 1' 59" N 71° 0' 19" O
Altitude 3098 m (10164 pés)
Proeminência 3098 m
Isolamento 940,51 km
Listas Ponto mais alto de um país
Ultra
Localização República Dominicana
Cordilheira Cordilheira Central
Primeira ascensão 1851 por Robert Hermann Schomburgk

Pico Duarte é o ponto mais alto da República Dominicana e de todas as ilhas do Caribe. Tem 3098 m de altitude. É o topo da Cordilheira Central, que se estende deste San Cristóbal e Bani até ao noroeste da península do Haiti, onde é denominada Massif du Nord (Maciço do Norte). O pico fica no centro-oeste da República Dominicana.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira subida relatada foi feita em 1851 pelo cônsul britânico Sir Robert Hermann Schomburgk. Ele nomeou a montanha de "Monte Tina" e estimava sua altura em 3.140m. Em 1912, o padre Miguel Fuertes rejeitou os cálculos de Schomburgk depois de subir "La Rucilla" e julgou que fosse o cume mais alto da ilha. Um ano depois, o botânico sueco Erik Leonard Ekman alinhou com a estimativa do inglês, e chamou as irmãs cimeiras "Pelona Grande" e "Pelona Chica" ( "Big Pelona" e "Pelona pequena"). Durante o regime de Rafael Trujillo Molina, o mais alto dos dois foi chamado de "Pico Trujillo". Após a morte do ditador, foi rebatizado de Pico Duarte, em homenagem a Juan Pablo Duarte, um dos fundadores da República Dominicana.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Mapa topográfico do maciço do Pico Duarte e sua localização dentro de Hispaniola

A elevação da montanha foi debatida por décadas até meados dos anos 1990,quando ainda era considerada 3.175 metros de altura. Em 2003, foi medido por um investigador utilizando a tecnologia GPS e verificou-se ser 3.098 metros.[1] A elevação oficial como registrado por agências governamentais dominicanas é 3.087 metros, uma medida que foi confirmado por vários grupos de caminhantes usando consoles GPS pessoais. Apesar disso, os dados SRTM indicam que o exame profissional é provavelmente mais preciso. É apenas a alguns metros mais alto do que "La Pelona", ​​seu gêmeo que fica a 3.084, e do qual é separado por uma col entre as cimeiras que é de cerca de 1,5 km de largura, e é oficialmente nomeado "Valle del Baito", também chamado de "Valle de Lilís".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Avaliação da Gestão fogo dos Highland Ecossistemas da República Dominicana (Relatório). The Nature Conservancy. Novembro de 2004  Download available at Conservation Gateway.