Pierre Monatte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Pierre Monatte
Nome nativo Pierre Monatte
Nascimento 15 de janeiro de 1881
Monlet
Morte 27 de junho de 1960 (79 anos)
Paris
Cidadania França
Ocupação político, jornalista, escritor, anarquista
Empregador L'Humanité

Pierre Monatte (15 janeiro 1881 - 27 junho 1960) foi um sindicalista revolucionário francês, fundador da Confederação Geral do Trabalho no início do século XX, e do jornal La Vie Ouvrière em 5 de outubro de 1909. Monatte é considerado uma das grandes figuras do anarcossindicalismo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Operário da indústria gráfica, Monatte foi fundador da revista Vida Operária (1909) e um dos organizadores da CGT (Confederação Geral do Trabalho), onde criou, em Abril de 1919, os Comités Sindicalistas Revolucionários. Foi também um ferrenho opositor à Primeira Guerra Mundial.

Suas idéias possuíam forte identificação com o Anarquismo, tendo ficado famoso seu debate teórico com Malatesta, no Congresso Internacional Anarquista de Amsterdam (1907).

Mas após esse Congresso, ele aproximou-se dos Bolcheviques, e filiou-se ao PCF (Partido Comunista Francês), em 1923, de onde acabou sendo expulso, em 1924, por suas posições contrárias à linha stalinista. Nesse mesmo ano, junto com Robert Louzon, criou a revista Revolução Proletária, que exerceu uma certa influência sobre o movimento sindicalista e militantes de esquerda, entre as duas guerras mundiais. Em 1926, fundou a Liga Sindicalista.

A crítica à sua política, escrita por León Trotsky, foi publicada em 1929 [1]

Referências

  1. Trotski, León. Sobre os sindicatos. Nova Palavra Editora, São Paulo, 2009, 2a edição
  • Chambelland, Colette. Pierre Monatte, Une autre voix syndicaliste. coll.: Part des Hommes, Éd. de l'Atelier, 1999
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.