Piso elevado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Piso elevado revestido de laminado melamínico

Piso elevado é um tipo de piso,[1] geralmente usado em CPDs e escritórios, que eleva o piso de um ambiente em alguns centímetros, criando um espaço para a instalação de cabos de dados e elétricos e o ar condicionado ou as tubulações de água gelada para refrigeração.[2] Aceitam a maioria dos acabamentos para piso existentes, como carpete, assoalho e laminado melamínico.

Tipos de piso elevado[editar | editar código-fonte]

Paviandk
Placas de pedra, suportadas por pedestais de pvc. Tem as desvantagens do alto peso, irregularidades no acabamento e junção imperfeita entre as placas; vantagens de durabilidade, resistência a cargas e pode ser usado em áreas externas.
Concreto celular moldado in loco
Massa leve vertida sobre formas de PVC, criando um espaço aproveitável para a infraestrutura e apresentando um piso com bom acabamento. A desvantagem é a pouca altura conseguida, até 0,15 m, e a impossibilidade de reaproveitamento;[3]
Vista inferior, mostrando o suporte regulável
Plásticos especiais
Blocos de material plástico antichama ou auto-extinguível, colocados diretamente sobre a laje de concreto. São imunes à corrosão, mas não podem ser aplicados sobre lajes desniveladas, pois não tem regulagem;
Placas metálicas
Placas de metal com medida aproximada de 0,60 x 0,60 m, com reforço estrutural, apoiadas sobre pedestais reguláveis (macaquinhos). Permitem vãos de até 0,90 m e são fáceis de reaproveitar. Também são muito fáceis de abrir para trabalhos de manutenção. Tem como desvantagens sofrerem forte oxidação (quando aplicadas em locais sujeitos à umidade, como ambientes ao nível ou sob o solo, ou a proveniente da condensação provocada pelo ar condicionado)[4] e apresentar um certo balanço, pela flexão da placa. Uma outra versão do produto combina a placa metálica com um enchimento de concreto celular, tornando-a mais rígida e sem apresentar o efeito de balanço ao se caminhar sobre ela. Por serem metálicos, devem ser convenientemente aterrados eletricamente.

Precauções[editar | editar código-fonte]

É comum utilizar o espaço sob o piso elevado para insuflar ar refrigerado, pelo melhor desempenho térmico e pelo custo menor com dutos. No entanto existem alguns problemas que devem ser considerados, como a condensação de água nas partes metálicas e o vazamento de ar refrigerado em locais indesejados.

O espaço sob o piso deve ser monitorado por sensores de calor e fumaça e contar com equipamentos automáticos de combate a incêndio próprios.

Referências