Pittosporum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o asteroide, veja 9306 Pittosporum.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPittosporum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Clado: Angiosperms
Clado: Eudicots
Clado: Asterids
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Apiales
Família: Pittosporaceae
Género: Pittosporum
Banks ex Sol.
Espécies
Ver texto.
Sinónimos
Pittosporum heterophyllum.
Pittosporum moluccanum.
Pittosporum spinescens com fruto.
Folhagem do cultivar 'Tom Thumb'.
Pittosporum dasycaulon.

Pittosporum é um género que agrupa cerca de 200 espécies de fanerógamas da família Pittosporaceae. A origem provável do género será o paleo-continente Gondwana, tendo actualmente distribuição natural na Australásia, Oceania, leste da Ásia e algumas partes de África.

Descrição[editar | editar código-fonte]

As espécies são árvores e arbustos que crescem de 2–30 m de altura. As folhas são espiraladas ou enroscadas, simples, com márgens inteiras ou onduladas (raramente lobuladas).As flores apresentam-se simples ou em umbelas ou corimbos, cada flor com 5-sépalas e 5-pétalas; com frequência com essências doces. O fruto é um lenhoso, do tipo cápsula, que se abre na maturação para a deiscência das numerosas sementes recobertas por uma substância pegajosa resinosa.

Pittosporum undulatum do leste da Austrália é uma espécie invasora em algumas regiões. As espécies Pittosporum tenuifolium e P. eugenioides, ambas da Nova Zelândia, e Pittosporum tobira do sul do Japão são cultivadas como plantas ornamentais em regiões subtropicais e de clima temperado com invernos suaves.

O nome genérico tem como etimologia a palavra grega πίττα (por πίσσα) 'resina' e σπόρος, 'semente', ou seja 'sementes pegajosas', pois as sementes das espécies incluídas no género estão geralmente embebidas numa substância resinosa viscosa de coloração esbranquiçada.

Espécies[editar | editar código-fonte]

O género Pittosporum inclui, entre outras, as seguintes espécies:

Notas

  1. Little Jr., Elbert L.; Roger G. Skolmen (1989). «Hōʻawa» (PDF). Common Forest Trees of Hawaii (Native and Introduced). United States Forest Service. Consultado em 7 de fevereiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pittosporum
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pittosporum