Saltar para o conteúdo

Poejo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m removeu Categoria:Lamiaceae; adicionou Categoria:Mentha usando HotCat
Linha 24: Linha 24:
== Utilização ==
== Utilização ==
[[Expectorante]], contra a gripe, tosse crónica, calmante para o sistema nervoso, [[constipação|constipações]], insónias, dores reumáticas, acidez do estômago, fermentação, enjoo, [[bronquite]] e [[asma]].
[[Expectorante]], contra a gripe, tosse crónica, calmante para o sistema nervoso, [[constipação|constipações]], insónias, dores reumáticas, acidez do estômago, fermentação, enjoo, [[bronquite]] e [[asma]].
ela é venenosa, se vc quiser matar alguem, já sabe oque usar.


== Curiosidades ==
== Curiosidades ==

Revisão das 16h35min de 12 de abril de 2011

Como ler uma infocaixa de taxonomiaPoejo
Poejo
Poejo
Classificação científica
Filo: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Mentha
Espécie: M. pulegium
Nome binomial
Mentha pulegium
L.

O poejo (Mentha pulegium), também conhecido no Brasil como Hortelãzinho, é uma das espécies mais conhecidas do género Mentha. Da família Lamiaceae, é uma perene cespitosa de raízes rizomatosas que cresce bem em sítios úmidos ou junto de cursos fluviais, onde pode ser encontrada selvagem entre gramíneas e outras plantas. Os seus erectos talos quadrangulares, muito ramificados, podem chegar a medir entre 30 a 40 cm. As folhas são lanceoladas e ligeiramente dentadas, de cor entre os verdes médio e escuro. Dispõem-se opostamente ao longo dos talos. As diminutas flores rosadas nascem agrupadas em densas inflorescências globosas.

Origem

Esta planta aromática, de crescimento espontâneo, é conhecida há séculos em todo o Mediterrâneo e Ásia ocidental pelas suas propriedades carminativas, relaxantes e até como emenagoga quando tomada em infusão. Por extracção de um óleo essencial, também pode ser usada em aromaterapia.

Etimologia

O termo pulegium, que deriva da palavra latina pulex (pulga), deve-se ao antigo costume de queimar poejo no interior das casas para repelir estes insectos.

Utilização

Expectorante, contra a gripe, tosse crónica, calmante para o sistema nervoso, constipações, insónias, dores reumáticas, acidez do estômago, fermentação, enjoo, bronquite e asma. ela é venenosa, se vc quiser matar alguem, já sabe oque usar.

Curiosidades

Na Nova Inglaterra, é conhecido como folha da bíblia.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Poejo
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Poejo
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Lamiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.