Point Blank (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Point Blank
Point Blank (jogo eletrônico)
Produtora(s) Zepetto
Plataforma(s) Microsoft Windows
Lançamento Ongame (2010)
Gênero(s) FPS
Modos de jogo Jogos multijogadores

Point Blank é um jogo eletrônico free-to-play e pay-to-win de tiro em primeira pessoa on-line, no formato Massively Multiplayer Online Game. Sua produtora é a Zepetto, uma desenvolvedora de jogos coreana. No Brasil, a editora responsável pelo jogo é a Ongame.

História[editar | editar código-fonte]

Point Blank é um jogo que foi criado no ano de 2008. Nele, um grupo de pessoas insatisfeitas com o governo começaram a fazer passeatas e manifestações pacíficas. Com o tempo o grupo, denominado Rebeldes, ganhou proporção e uma mentalidade radical, tornando-se fortemente armado e com comportamento terrorista. Eles se reúnem em uma sala para começar o combate e quem tiver mais mortes ou rounds vencerá a partida.

Disposto a se defender, o governo montou uma equipe formada por policiais e exército, chamada Operações Táticas de Proteção (OTP). 

Interface e jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A cada partida o jogador recebe uma pequena quantidade de gold, a moeda comum do jogo, que é razoavelmente influenciada pelos resultados da partida. Há uma grande diferença de valores entre os jogadores vencedores e perdedores, e uma boa porcentagem de assassinatos por mortes melhora levemente a quantia. Então já que boa parte da moeda comum do jogo é obtida igualmente por todos os jogadores, a performance do jogador nas partidas em pouco influenciará para que futuramente ele tenha um equipamento superior ou inferior ao da média dos outros jogadores.

Além do gold (a moeda comum), existe no jogo o cash, que pode ser comprado pela Internet através do site oficial do jogo, por cartões pré-pagos vendidos em lan-houses, lotéricas ou por meio de pagamentos em caixa eletrônico através da transferência bancária. No caso do Brasil, a empresa responsável por gerir essas transações, é a própria editora.

Possui os seguintes requisitos:

Requisitos Mínimos

Sistema Operacional Windows XP, Vista, 7, 8.1, 10

Processador P4 2.4Ghz ou Athlon 2500+

Memória RAM RAM 512

DirectX Directx 9.0c

Disco Rígido 1.5 GB de espaço livre

Internet Banda Larga

Requisitos Recomendados

Sistema Operacional Windows XP, Vista, 7, 8.1, 10

Processador P4 3Ghz ou Athlon 3000+

Memória RAM RAM 1GB

DirectX Directx 9.0c ou mais recente

Disco Rígido 1.5 GB de espaço livre

Internet Banda Larga

A loja, as armas, os itens e o inventário[editar | editar código-fonte]

A loja é um dos principais meios de se obter novos equipamentos e itens. Dentro dela são praticadas duas modalidades de venda. Os equipamentos para gold são vendidos em unidades de 100 e 500. As quantidades maiores oferecem melhores preços por unidade, no entanto o jogador pode não possuir todo o dinheiro necessário ou então não querer correr o risco de investir uma grande quantia de dinheiro em uma arma que talvez não jogue bem ou que não use. E na compra por cash o usuário faz uma espécie de assinatura da arma, podendo utilizá-la por um período de alguns poucos dias ou até por alguns meses. Vale lembrar que cada arma é exclusiva a uma das modalidades, armas de gold só podem ser compradas com gold e as armas de cash, as mais desejadas, apenas com cash.

Além da loja, o jogador recebe recompensas (armas e itens de ambas as modalidades), ao progredir no jogo. Outra possibilidade de adquirir esses itens, é através de eventos que ocorrem ao longo do ano.

Point Blank possui um arsenal típico de jogos de tiro de primeira pessoa e jogos de guerra, podendo o jogador adquirir várias modalidades de rifles de precisão, rifles de assalto, metralhadoras pesadas, submetralhadoras, escopetas, pistolas, facas e granadas de fragmentação, fumaça, gás e de luz. E para os que possuem cash também é possível comprar equipamentos de proteção ou até trocar de personagem alugando um personagem mercenário, com habilidades especiais, para atuar no lugar do seu personagem padrão.

Há um limite de espaço no inventário, porém é muito difícil de ser alcançado, e caso ocorra é necessário entrar em contato com a Ongame. O jogador pode portar, ao mesmo tempo, uma arma primária, uma pistola, duas granadas e uma faca. Mesmo com a partida em andamento, apertando a tecla "T", o jogador tem acesso a seu inventário e pode alterar seu equipamento. Lembrando que, ao trocar de arma ou item, uma unidade da mesma será normalmente consumida se utilizada na partida, e que só se recebe o novo equipamento no início de um novo round ou em um renascimento.

Patentes, sistema de missões e títulos[editar | editar código-fonte]

Ao ganhar partidas o jogador adquire experiência (EXP) e, com um número específico de experiência, o jogador é promovido a uma patente superior à atual, podendo adquirir permissões para comprar novas armas.

Ao sair da partida o jogador perde uma pequena quantidade de experiência e gold, a moeda do jogo.

Além da experiência adquirida pelo jogador ao ganhar partidas, o Point Blank oferece um sistema de missões que são apresentadas ao jogador para que sejam cumpridas dentro das partidas. Cada missão tem um objetivo diferente. Completando as missões, o jogador ganhará medalhas e, quando acumulado um número especifico, é possível comprar títulos que dão um benefício e um malefício ao jogador (de acordo com o título escolhido). A maior patente (nível/level), é o Lendário, que necessita de no mínimo 13.000.000 XP. Uma vez adquirida a XP necessária para ser Lendário, também será necessário que o usuário esteja entre os 11 melhores jogadores do ranking, ou seja, o número de usuários nessa patente é limitado.

Patentes do jogo

Novato: Está é a patente inicial do jogo, o iniciante recebe um pacote com itens iniciais e uma pequena quantidade de gold. (Recebe recompensas)

Taifeiro 2ª Classe: É a segunda patente do jogo. (Recebe recompensas)

Taifeiro 1ª Classe: A terceira patente do jogo. (Recebe recompensas)

Cabo: É a quarta patente do jogo. (Recebe recompensas)

Sargento: A quinta patente do jogo, patente de transição da cor cimento para a barro. (Recebe recompensas)

Terceiro Sargento (Níveis 1, 2 e 3): Sexta patente do jogo e primeira patente "barro", possui três níveis. (Recebe recompensas)

Segundo Sargento (Níveis 1, 2, 3 e 4): Sétima patente do jogo, possui quatro níveis. (Recebe recompensas)

Primeiro Sargento (Níveis 1, 2, 3, 4 e 5): Oitava patente do jogo e é a patente de transição dentre o nível barro e o nível azul diamante, possui cinco níveis. (Recebe recompensas)

Segundo Tenente (Níveis 1, 2, 3 e 4): Nona patente do jogo e primeira patente de nível azul diamante possui quatro níveis. (Recebe recompensas)

Primeiro Tenente (Níveis 1, 2, 3, 4 e 5): Décima patente do jogo e segunda patente de nível azul diamante, possui cinco níveis. (Recebe recompensas)

Capitão (Níveis 1, 2, 3, 4 e 5): Décima primeira patente do jogo e é a patente de transição dentre o nível azul diamante e o verde esmeralda, possui cinco níveis. (Recebe recompensas)

Major (Níveis 1, 2, 3, 4 e 5): Décima segunda patente do jogo, essa patente é uma das mais prestigiadas dentre os players, pois é nessa patente que se desbloqueia os níveis finais dos títulos de habilidade do jogador e se desbloqueia as boinas vermelhas, possui cinco níveis. (Recebe recompensas)

Tenente-Coronel (Níveis 1, 2, 3, 4 e 5): Décima terceira patente do jogo, possui cinco níveis. (Recebe recompensas)

Coronel (Níveis 1, 2, 3, 4 e 5): Décima quarta patente do jogo, possui cinco níveis, e é a patente de transição para as estrelas vermelhas. (Não recebe recompensas)

General de Brigada: Décima quinta patente do jogo, é a primeira patente de cor vermelha. Para atingir esta e as próximas patentes, é necessário possuir mais de 13.000.000 EXP total, e estar entre os jogadores com mais EXP do ranking. Ou seja, o número de jogadores a partir dessa patente possui um limite determinado. (Não recebe recompensas)

General de Divisão: Décima sexta patente do jogo, a partir dessa patente se recebe a boina verde. (Não recebe recompensas)

General de Exército: Décima sétima patente do jogo. (Não recebe recompensas)

Marechal: Antepenúltima patente do jogo. (Não recebe recompensas)

Herói de guerra: Penúltima patente do jogo, só podem existir 5 heróis de guerra dentro do jogo. O jogador HeroiSidi foi o primeiro brasileiro a conseguir a patente após alcançar 100 milhões de EXP no Rank do Point Blank Brasil. (Não recebe recompensas)

Lendário: Última patente do jogo, sendo criada posteriormente ao lançamento do jogo, e abrangendo os 12 jogadores com mais experiência na classificação brasileira. (Não recebe recompensas)

Sistema de clã brasileiro[editar | editar código-fonte]

O sistema de clã foi criado para facilitar a comunicação entre seus membros e também para os combates entre clãs rivais, com uma ferramenta automática para criar batalhas entre grupos de níveis parecidos.

Modos de jogo[editar | editar código-fonte]

Modo Death Match: é bastante conhecido na comunidade FPS. Neste modo em equipe (Rebeldes vs. OTP) o principal objetivo é obter o maior numero de kills antes de acabar o tempo.

Modo Destruição: como o Death Match, é um conhecido pelas comunidades FPS. Neste modo, cada time possui um objetivo principal: plantar a bomba em locais específicos, enquanto o outro deve proteger esses locais e/ou desarmar a bomba.

Modo Sabotagem: diferente do modo Destruição, o objetivo é causar danos a base inimiga. Para causar danos em uma base inimiga basta atirar em sua direção. O time que derrotar a base adversária primeiro, ou causar mais danos na mesma até o fim da rodada, será o vencedor.

Modo Supressão: similar ao modo Destruição, este modo apresenta basicamente as mesmas características, entretanto, este modo não possui o objetivo de plantar a bomba. O objetivo aqui, é obter o maior número de rounds para ganhar a partida.

Modo Defesa: o Modo Defesa é similar ao Modo Destruição, a diferença é que o principal objetivo não é plantar uma bomba ou desarmá-la, o objetivo do time vermelho é destruir os tanques A e B enquanto o time azul tem de defendê-los. Esta guerra se passa no mapa "Black Panther".

Modo Escape: no Modo Escape os jogadores assumem os papéis de humanos ou dinossauros, mas desta vez só uma espécie vai reinar nos campos de batalha. Do lado dos humanos, o objetivo é ganhar pontos matando dinossauros ou atravessando o mapa de ponta a ponta, escapando dos dinossauros e ganhando pontos para seu time. Os dinossauros por sua vez, devem impedir que os humanos escapem conseguindo kills em cima dos mesmos.

Modo Cross-Counter: semelhante a uma partida Death Match, só que a luta ocorre entre humanos de um lado e dinossauros de outro.

Modo Caos: no Modo Caos assim como nome sugere é induzido um caos na mente do jogador, pois é retirada a função de mira e apenas um tiro/facada é necessário para derrotar o Player e informações como munição e funções de mira (laser) estão indisponíveis.

Modo Gravidade: o modo conta com plataformas de impulsão que fazem os jogadores saltar de forma sobre-humana, existem power-ups responsáveis por trazer armas, itens e outras coisas que ajudam dentro do jogo.

Modo Zombie: a história se passa quando um grupo de rebeldes tenta roubar uma arma química da CT-Forces, só que o que eles menos esperavam é que a arma química era um vírus zumbi que acaba ficando fora de controle, e dando início a uma guerra pela sobrevivência. Nesse modo cooperativo, só é possível jogar do lado dos Rebeldes.

Modo Desafio: neste modo de treino, um ou mais jogadores lutam do mesmo lado contra bots, até o limite de tempo ser atingido. Com várias dificuldades, os bots evoluem conforme os jogadores conseguem atingir um determinado número de kills.

Modo Headhunter: o modo "Caçador de cabeças" é muito semelhante ao Death Match, entretanto, o objetivo é acertar a cabeça dos inimigos como o nome sugere, tiros em áreas do corpo que não sejam na cabeça são quase que inofensivos.

Modo Step-Up (Gun Game): nesse modo, os jogadores lutam em uma partida Death Match com diversos tipos de armas que mudam ao decorrer da partida conforme os times conseguem evoluir de nível, atingindo determinadas quantidades de kills. Ganha o time que completar todos níveis primeiro.

Modo Free for All: neste modo, os jogadores devem matar uns aos outros, não havendo times durante a partida. Os jogadores podem escolher o time de seu personagem antes de entrar na partida, mas isto não afeta a partida em sí. O primeiro jogador a atingir 50 kills encerrará a partida instantâneamente e será considerado o Nº1 da mesma.

Referências