Modo cooperativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura a teoria de jogos, veja Jogo cooperativo.
Imagem de Guacamelee!, jogo de plataforma como jogabilidade cooperativa.

Modo cooperativo (às vezes abreviado como co-op) é um aspecto nos jogos eletrônicos que permite que os jogadores trabalhem juntos como uma equipe contra um ou mais oponentes de IA. Distingue-se de outros modos multiplayer, como modos competitivos do estilo player versus player ou deathmatch. Jogar simultaneamente permite aos jogadores se ajudarem de várias maneiras: passando armas ou itens, curando, dando cobertura num fogo cruzado ou executando manobras cooperativas, como jogar o companheiro por cima de um obstáculo.

Em sua mais simples forma, a jogabilidade cooperativa modifica o modo single player de um jogo, possibilitando jogadores adicionais e incrementando o nível de dificuldade para compensar os jogadores extras. Exemplos mais complexos disso existem, no entanto, com modificações mais amplas na história e na jogabilidade.Alguns jogos co-op incluem um novo final quando completado no modo cooperativo. Esse novo final é desbloqueado apenas quando jogadores jogam como um time para completar o jogo. Por exemplo, Bubble Bobble apresenta um final que só pode ser acessado quando dois jogadores sobrevivem ao modo co-op, assim como alguns jogos de beat 'em up de console como Double Dragon, Streets of Rage e Die Hard Arcade.

A jogabilidade cooperativa pode operar tanto localmente com jogadores compartilhando dispositivos de entrada como usando múltiplos controles conectados num único console ou em uma rede, com os jogadores co-op entrando em uma sala de jogo já existente via redes de área local ou em redes de longa distância. Devido a complexidade de um código de jogo eletrônico, jogos co-op raramente permitem a jogadores de rede e jogadores locais misturarem-se. Exceções existem, entretanto, como em Mario Kart Wii ou Call of Duty Black Ops, que permitem dois jogadores do mesmo console jogarem com outros online.

O modo cooperativo tem ganhado popularidade nos jogos eletrônicos recentemente, com controladores e tecnologias de rede sendo desenvolvidas para tal.[1] Em PCs e consoles, jogos cooperativos tem se tornado cada vez mais comuns, e muitos gêneros de jogos – incluindo jogos de tiro, de esporte, de estratégia em tempo real e MMOs – incluem modos co-op.

A jogabilidade cooperativa também pode existir em formato single player, onde o jogador trabalha junto à sua antiga jogada para completar o objetivo.

Referências

  1. Kuchera, Ben (28 de janeiro de 2009). «Co-op gaming is here to stay: Ars helps you find players». Arstechnica.com. Consultado em 31 de maio de 2011.