Pomo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estrutura interna de um pomo (maçã): 1-tronco, 2-sementes, 3-endocarpo, 4-mesocarpo, 5-cálice, 6-polpa, 7-casca.
Estrutura interna de um pomo (marmelo).

Em botânica, o pomo (do latim pomum, "maçã") é um tipo de especialidade de frutos produzidos por plantas da espécie vegetal da subfamília Maloideae da família Rosaceae.

O pomo é um pseudofruto composto de um ou mais carpelos cercado pelo pseudotecido. O pseudotecido é interpretado por alguns especialistas como uma extensão do recipiente e então é referido como "córtex" fruta, e por outros como um hipanto fundido ou "toro", é o mais parte comestível do fruto.

Embora o exocarpo, mesocarpo, endocarpo e de alguns tipos de frutos que se parecem muito com o exocarpo, a carne, e o núcleo, respectivamente, de uma maçã, são partes do carpelo. O exocarpo e mesocarpo de uma maçã pode ser carnudo e difícil de distinguir um do outro e do tecido hipantódia. O endocarpo constitui um caso de couro ou de pedra em torno da semente, e corresponde ao que é comumente chamado de núcleo. Os restos secos das sépalas, estames e carpelos às vezes pode ser visto no final de uma maçã em frente ao tronco, e do ovário, pois, muitas vezes descrita como inferior, estas flores.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

O mais conhecido exemplo de um pomo é a maçã. Outros exemplos de plantas que produzem frutas classificadas como um pomo são cotoneaster, crataegus, nêspera, mespilus, pera, pyracantha, heteromeles, marmelo, sorveira, e sorveira-dos-passarinhos.

Alguns pomos pode ter uma textura farinhenta (por exemplo, algumas maçãs), outros (por exemplo, Amelanchier) é um fruto com carne suculenta e um núcleo que não é muito perceptível.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

  1. Esau, K. 1977. Anatomy of seed plants. John Wiley and Sons, New York.
  2. Jonathan Pereira, Fred B. Kilmer, Joseph Carson, Alfred Swaine Taylor, George Owen Rees (1857) The Elements of Materia Medica and Therapeutics, Published by Longman, Brown, Green, and Longman's, v.2:pt.2
Commons
O Commons possui multimídias sobre Pomo

o endocarpo você não pode comer porque por causa dos pesticidas está envenenado e isso foi motivo de morte de 3 pessoas