Portal:Aviação/Artigo bom/Arquivo/Peter Turnbull

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Turnbull na Palestina, junho de 1941

Peter St George Bruce Turnbull, DFC (Armidale, 9 de fevereiro de 1917 – Baía Milne, 27 de agosto de 1942) foi piloto um ás da aviação australiano durante a Segunda Guerra Mundial, creditado com doze vitórias aéreas. Nascido em Nova Gales do Sul, ele era electricista antes de ingressar na Real Força Aérea Australiana (RAAF) em janeiro de 1939. Após o treino de pilotagem, ele foi destacado para o Esquadrão N.º 3, que partiu para combater no Médio Oriente em julho de 1940.

Pilotando aviões de combate Gloster Gladiator, Hawker Hurricane e P-40 Tomahawk durante as campanhas do Norte de África e da Síria-Líbano, Turnbull foi creditado com nove vitórias e premiado com a Cruz de Voo Distinto. Recolocado na frente do sudoeste do Pacífico em março de 1942, ele foi destacado para o Esquadrão N.º 75 em Port Moresby, na Nova Guiné, pilotando caças P-40 Kittyhawk.

Durante a Batalha de Port Moresby, ele abateu três aeronaves japonesas. Em maio Turnbull assumiu o comando do Esquadrão N.º 76 em maio, liderando-o na Batalha da Baía Milne no final daquele ano. Ele faleceu durante uma missão no dia 27 de agosto de 1942; um aeródromo dos aliados na Nova Guiné foi posteriormente nomeado em sua homenagem.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter