Portal:Aviação/Artigo em Destaque/Arquivo/Lista de ases da aviação estrangeiros que lutaram pela Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Emblema da Luftwaffe

Esta é uma lista de ases da aviação estrangeiros que lutaram pela Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial. Um ás da aviação é um piloto ou tripulante aéreo que abate cinco ou mais aeronaves inimigas, uma distinção não-oficial que se popularizou a partir da Primeira Guerra Mundial no Império Alemão e na França. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos pilotos de diferentes países (aliados, neutros ou conquistados pela Alemanha Nazi) combateram nas fileiras da Luftwaffe, o ramo aéreo da Wehrmacht. Destes, pouco mais de duas dezenas alcançaram a distinção de serem ases da aviação. O maior ás do grupo de voluntários estrangeiros foi o suíço com raízes alemãs, Franz von Werra. Além deste, três pilotos iugoslavos, dois dinamarqueses e dezasseis espanhóis sagraram-se ases.

À excepção dos espanhóis, todos os outros voluntários entraram e deixaram as fileiras da Luftwaffe ao longo do período em que durou a guerra; os espanhóis, entre Setembro de 1941 e Maio de 1943, tiveram cinco esquadrões que rodaram na Frente Oriental, destacados a duas asas de combate aéreo da Luftwaffe, a Jagdgeschwader 27 e a Jagdgeschwader 51.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter