Portal:Aviação/Biografia/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Clément Ader 1922

Clément Agnès Ader (Muret, 2 de abril de 1841Toulouse, 3 de maio de 1925) foi um engenheiro francês, precursor da aviação e inventor do termo avion (1890). Em 1857, uma nova seção foi criada naquele instituto, uma escola industrial que concedia um diploma de engenheiro, equivalente ao de Arts et Métiers. Clément fez parte da primeira turma e se graduou em 1861. Acredita-se que ele fez a preparação para ingressar nas Grandes Ecoles, mas não há registro da sua participação no concurso. Depois de se graduar, ele começou a procurar uma ocupação estável.

Motor a vapor ultraleve
Desenvolvido entre 1886 e 1890, o motor do Éole com 51 kg, produzia 20 hp, com uma relação peso/potência de 2,5 kg/hp. Para efeito de comparação, o motor usado pelos irmãos Wright, em 1903, produzia 12 hp, e pesava 75 kg, uma relação de 6,2 kg/hp. Essa proeza técnica, tornava possível o voo motorizado. Seguindo os testes com aeronaves, Ader propôs sua máquina a vapor para o capitão Renard, que estava trabalhando na propulsão de dirigíveis, e então ele começou a fabricar motores de combustão interna, incluindo os tipos V2 e V4.

O aeródino Ader Éole
Em 8 de outubro de 1890, a máquina efetuou um voo curto de cerca de 50 m. Ele se elevou a apenas 20 cm. A relação peso-potência muito ineficiente do motor a vapor e condições climáticas desfavoráveis provavelmente contribuíram para a baixa altura de voo conseguida. Alguns consideram o Éole como tendo sido o primeiro avião real, visto que ele levantava voo pelos seus próprios meios levando uma pessoa por uma curta distância, e que o evento de 8 de outubro de 1890 foi, de fato, o primeiro voo bem sucedido. No entanto, a falta de controles direcionais, e o fato de que a propulsão a vapor se mostrou inviável, pesaram contra essa revindicação.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter