Portal:Eventos multiesportivos/Artigo destacado/002

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Locais dos Jogos e países participantes
Locais dos Jogos e países participantes

Os Jogos da Commonwealth (Jogos da Comunidade) são uma competição multi-nacional e multi-desportiva realizada a cada quatro anos, reunindo cerca de 5.000 atletas de países filiados à Commonwealth. A Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF, na sigla em inglês) é a entidade responsável pela direção e pelo controle dos Jogos.

A primeira edição, então chamada de Jogos do Império Britânico (British Empire Games), foi realizada em 1930 em Hamilton, Canadá. O nome mudou para Jogos do Império Britânico e da Comunidade (British Empire and Commonwealth Games) em 1954, para Jogos da Comunidade Britânica (British Commonwealth Games) em 1970 e assumiu o nome atual de Jogos da Comunidade em 1974.

Atualmente há 53 membros na Commonwealth, mas 71 delegações participam dos Jogos. Os quatro constituintes do Reino Unido - Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - enviam delegações separadas aos Jogos, assim como territórios do Reino Unido (por exemplo, Guernsey, Jersey e Ilha de Man). O território australiano de Ilha Norfolk também envia sua própria delegação, assim como as Ilhas Cook e Niue, pertencentes à Nova Zelândia. Apenas seis equipes participaram de todos os Jogos da Commonwealth: Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia, Escócia e País de Gales. A última edição foi realizada em Melbourne 2006 e a próxima acontecerá em Nova Déli 2010. (leia mais...)