Portal:Grande Porto/Biografia seleccionada/4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Almeida Garrett

Almeida Garrett (Porto, 4 de Fevereiro de 1799Lisboa, 9 de Dezembro de 1854) foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, Par do Reino e ministro português.

Participou da Revolução liberal do Porto de 1820, seguindo para o exílio na Inglaterra em 1823. Juntamente com Alexandre Herculano e Joaquim António de Aguiar, tomou parte no Desembarque do Mindelo e no Cerco do Porto em 1832 e 1833. A vitória do Liberalismo permitiu-lhe instalar-se novamente em Portugal, exercendo cargos políticos, distinguindo-se nos anos 30 e 40 como um dos maiores oradores nacionais.

Almeida Garrett dá início ao seu projecto de regeneração do teatro português, levando à cena Um Auto de Gil Vicente, Filipa de Vilhena e O Alfageme de Santarém, todas sobre temas da história de Portugal. Em 1844 é publicada a sua obra-prima, Frei Luís de Sousa.

Garrett publica o Romanceiro e o Cancioneiro Geral, colectâneas de poesias populares portuguesas, e O Arco de Santana. Esta obra seduz, não só pela recriação do ambiente medieval do Porto, mas sobretudo pela qualidade da prosa, desespartilhada das convenções anteriores e muito mais próxima da linguagem falada. A obra que se lhe seguiu deu expressão ainda mais vigorosa a estas tendências: Viagens na minha terra, livro híbrido em que impressões de viagem, de arte, paisagens e costumes se entrelaçam com uma novela romântica sobre factos contemporâneos do autor e ocorridos na proximidade dos lugares descritos.

Na poesia, Garrett não foi menos inovador. As duas colectâneas publicadas na última fase da sua vida (Flores sem fruto e, sobretudo Folhas caídas) introduziram uma espontaneidade e uma simplicidade praticamente desconhecidas na poesia portuguesa anterior.