Par do Reino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um Par do Reino é um membro do Pariato, um sistema de honras ou de nobreza em vários países.

Uniforme dos Pares do Reino. Aguarela de Manuel Maria Bordalo Pinheiro, datada de 1860

Em Portugal, embora tenham existido pares do reino desde o século XVII e a regular prática das Cortes onde era dada voz aos respectivos deputados nobres da nação, foi a designação dada aos membros da "Câmara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza"[1]" ou da Câmara dos Digníssimos Pares do Reino" ou simplesmente "Câmara dos Pares do Reino"[2], o segundo braço do poder legislativo do Estado ou câmara alta do parlamento, desde a Constituição portuguesa de 1822 até à revolução republicana de 5 de Outubro de 1910. Isso exceptuando-se o período de vigência da Constituição portuguesa de 1838, durante o qual houve em seu lugar os chamados Senadores do Reino por constituir um senado, a chamada Câmara dos Senadores[3].

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.