Portal:Judaísmo/Artigos destacados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Estado de Israel (Hebraico: מְדִינַת יִשְׂרָאֵל, transliteração: Medinat Yisra'el; Árabe: دَوْلَةْ اِسْرَائِيل, transliteração: Dawlat Israil) é um país situado no Oriente Médio fundado em 1948. É uma democracia parlamentar e o único Estado Judaico existente no mundo.

A população de Israel é predominantemente judia com uma minoria árabe na sua maior parte muçulmana, embora também existam árabes cristãos e drusos. É política oficial a preservação de Israel como um Estado Judaico.

A área ocupada pelo Estado de Israel tem evoluído em relação ao território inicialmente previsto pelo plano de divisão da região histórica da Palestina votado na Assembleia Geral da ONU em 1947. O primeiro alargamento da sua área ocorre logo com o fim da primeira guerra israelo-árabe, em 1949. Na sequência da Guerra dos Seis Dias de 1967, Israel ocupa as colinas de Golan , a parte oriental de Jerusalém, a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e a península do Sinai. A sua área cresceu quatro vezes em relação ao território que detinha em 1949. Em 1982 Israel completou a sua retirada do Sinai e em Setembro de 2005 da Faixa de Gaza.

Israel faz fronteira com os os Estados do Líbano, Síria, Jordânia e Egito (listados no sentido horário do norte para o sul). Partilha do litoral do Mar Mediterrâneo, o Golfo de Aqaba (também conhecido como Golfo de Eilat) e o Mar Morto.