Portal:Música erudita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Música Clássica)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Beethoven’s neunte Symphonie (1838; 2).svg
bem-vindo ao portal da
Beethoven’s neunte Symphonie (1838; 20).svg
Música eruditA

Introdução

Música erudita, Música clássica é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. Apesar do nome que remete a algo do 'passado' ou 'antigo', esta variedade de música é escrita também nos dias de hoje, através de compositores do século XXI que criam obras inéditas, originais e atuais.

O termo "música clássica" abrange uma série de estilos musicais, desde intricadas técnicas composicionais (como a fuga) até simples entretenimento (operetas). O termo só apareceu originalmente no início do século XIX, numa tentativa de se "canonizar" o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro. Na língua inglesa, a primeira referência ao termo foi registrada pelo Oxford English Dictionary, em cerca de 1836. Hoje em dia, o termo "clássico" aplica-se aos dois usos: "música clássica" no sentido que alude à música escrita "modelar," "exemplar," ou seja, "de mais alta qualidade", e, stricto sensu, para se referir à música do classicismo, que abrange o final do século XVIII e parte do século XIX.

Artigo selecionado

NYP Logo Red RGB.png

Orquestra Filarmônica de Nova Iorque é uma orquestra sinfônica sediada no Avery Fisher Hall, em Nova Iorque. Fundada em 1842, pelo maestro estadunidense Ureli Corelli Hill, estreiou com a 5.ª Sinfonia de Beethoven, no dia 7 de dezembro daquele ano. Atualmente, Jaap van Zweden é o diretor musical. Em 26 de fevereiro de 2008, a orquestra apresentou-se em Pyongyang, representando a primeira visita cultural significante dos Estados Unidos desde o fim da Guerra da Coreia.

Imagem selecionada

KCOV Excelsior - MP 2008.png
Apresentação do coral KCOV Excelsior,
no Concertgebouw, em Amsterdã


Wikiprojeto

Os temas referentes à música erudita estão no âmbito do Projeto Música Erudita, que tem por objetivo reunir os usuários que se interessam pela área para melhorar a qualidade e padronizar os artigos relacionados, além de criar novos. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo musicológico.

Composição selecionada

Biografia selecionada

Wolfgang-amadeus-mozart 1.jpg

Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 27 de janeiro de 1756Viena, 5 de dezembro de 1791) foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Requiem. Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX.

Categoria


Portais