Portal:Música erudita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Música Clássica)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Beethoven’s neunte Symphonie (1838; 2).svg
bem-vindo ao portal da
Beethoven’s neunte Symphonie (1838; 20).svg
Música eruditA

Introdução

Música erudita, Música clássica é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. Apesar do nome que remete a algo do 'passado' ou 'antigo', esta variedade de música é escrita também nos dias de hoje, através de compositores do século XXI que criam obras inéditas, originais e atuais.

O termo "música clássica" abrange uma série de estilos musicais, desde intricadas técnicas composicionais (como a fuga) até simples entretenimento (operetas). O termo só apareceu originalmente no início do século XIX, numa tentativa de se "canonizar" o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro. Na língua inglesa, a primeira referência ao termo foi registrada pelo Oxford English Dictionary, em cerca de 1836. Hoje em dia, o termo "clássico" aplica-se aos dois usos: "música clássica" no sentido que alude à música escrita "modelar," "exemplar," ou seja, "de mais alta qualidade", e, stricto sensu, para se referir à música do classicismo, que abrange o final do século XVIII e parte do século XIX.

Artigo selecionado

NYP Logo Red RGB.png

Orquestra Filarmônica de Nova Iorque é uma orquestra sinfônica sediada no Avery Fisher Hall, em Nova Iorque. Fundada em 1842, pelo maestro estadunidense Ureli Corelli Hill, estreiou com a 5.ª Sinfonia de Beethoven, no dia 7 de dezembro daquele ano. Atualmente, Jaap van Zweden é o diretor musical. Em 26 de fevereiro de 2008, a orquestra apresentou-se em Pyongyang, representando a primeira visita cultural significante dos Estados Unidos desde o fim da Guerra da Coreia.

Imagem selecionada

KCOV Excelsior - MP 2008.png
Apresentação do coral KCOV Excelsior,
no Concertgebouw, em Amsterdã


Wikiprojeto

Os temas referentes à música erudita estão no âmbito do Projeto Música Erudita, que tem por objetivo reunir os usuários que se interessam pela área para melhorar a qualidade e padronizar os artigos relacionados, além de criar novos. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo musicológico.

Composição selecionada

Biografia selecionada

RichardWagner.jpg

Wilhelm Richard Wagner (Leipzig, 22 de maio de 1813Veneza, 13 de fevereiro de 1883) foi um maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista alemão, primeiramente conhecido por suas óperas. As composições de Wagner, particularmente essas do fim do período, são notáveis por suas texturas complexas, harmonias ricas e orquestração, e o elaborado uso de Leitmotiv: temas musicais associados com caráter individual, lugares, ideias ou outros elementos. Wagner foi o pioneiro em avanços da linguagem musical, tais como o cromatismo extremo e a rápida mudança dos centros tonais, que muito influenciou no desenvolvimento da música erudita europeia. Sua ópera Tristan und Isolde é algumas vezes descrita como um marco do início da música moderna.

Categoria


Portais