Portal:Marinha do Brasil/Em destaque bons

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deodoro

Deodoro foi um encouraçado do tipo guarda costas da Marinha do Brasil pertencente à classe Deodoro. Foi encomendado em 1895 e construído pelo estaleiro Forges et chantiers de la Méditerranée. A construção esteve sob supervisão da comissão chefiada pelo Almirante José Cândido Guillobel. Antes da incorporação, o encouraçado foi denominado Ipiranga. Depois, foi lançado em 1898 sob o nome de Marechal Deodoro e, meses depois, durante sua mostra de armas, foi registrado como Deodoro. Foi a primeira embarcação brasileira a ostentar esse nome, uma homenagem ao primeiro presidente do Brasil Deodoro da Fonseca. O vaso de guerra fez parte da Segunda Divisão de Evoluções e da Divisão de Estação (entrando neste último entre 1899 e 1900).

Foi uma das embarcações utilizadas pela marujada amotinada na Revolta da Chibata, que contava com os encouraçados Minas Geraes e São Paulo e o cruzador Bahia, ocasião em que seu ex-comandante, o então capitão de mar e guerra João Batista das Neves foi assassinado. Durante a Primeira Guerra Mundial, patrulhou a costa brasileira, acompanhado do Floriano, seu navio irmão, e o cruzador Tupy. Em 1924, o Deodoro foi vendido ao México e, com os lucros obtidos da venda, foi encomendado o submarino de esquadra Humayta (ou Humaitá). Na marinha mexicana, atuou na costa do oceano atlântico e, no oceano pacífico, auxiliou o governo contra uma revolta em 1929. De 1931 até sua baixa, em 1934, serviu como navio de instruções. (leia mais...)

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
Documentação[ver] [editar] [histórico] [purgar]

Descrição[editar código-fonte]

Essa predefinição é responsável pela seleção do artigo bom destacado que será apresentado na caixa de artigos bons da página principal do Portal:Marinha do Brasil. Caso venha a ocorrer algum erro no processo de seleção do artigo, a seguinte página Portal:Marinha do Brasil/Introdução será apresentado em seu lugar (avise a algum membro do Projeto Naval caso isso ocorra!). A princípio esta predefinição não deve ser alterada. Assim,

No momento temos 20 artigos na lista de espera para aparecerem no Portal.

Ver também[editar código-fonte]