Portal:Miranda do Douro/Artigo em destaque/13

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sendim e Atenor, oficialmente União das Freguesias de Sendim e Atenor (em mirandês: Ounion de las Freguesies de Sendin i Atanor), é uma freguesia portuguesa do concelho de Miranda do Douro, com 58,93 km² de área e 1 487 habitantes (2011). Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Sendim e Atenor. Tem como oragos São Pedro, Santa Bárbara (Sendim), Nossa Senhora das Candeias e São Bartolomeu (Atenor).

Nesta freguesia fala-se o mirandês, na sua variante sendinês (sendinés) e pertence ao planalto mirandês em Trás-os-Montes. Desde 1999 é realizado na freguesia anualmente em agosto, o Festival Intercéltico de Sendim, um festival de música folclórica.

Entre os patrimónios da freguesia encontram-se a Capela de Nosso Senhor da Boa Morte, Capela de São Paulo, Capela de São Sebastião, Capela de Santo Cristo, Fonte do Lugar, Fonte Romana, Ermitério Os Santos, Estação Ferroviária de Sendim, Igreja Matriz de Atenor (também conhecida como Igreja de Nossa Senhora das Candeias e São Bartolomeu), Igreja Matriz de Sendim (também conhecida como Igreja de Santa Bárbara), Parque Natural das Arribas do Douro e o Parque Natural do Douro Internacional.