Portal:Região Nordeste do Brasil/Economia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dois Irmãos e Praia do Sancho, em Fernando de Noronha.

O imenso litoral com praias belíssimas -- muitas intocadas -- que são somente comparadas as do Caribe, colocam o Nordeste do Brasil entre as grandes rotas de turismo no mundo, milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhora da infra-estrutura, criação de novos pólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo. O ecoturismo ainda é pouco "explorado" no Nordeste, mas tem grande potencialidade, dentre os roteiros estão as trilhas da Mata Atlântica e a Serra da Capivara no Piauí, este que é um dos principais parques arqueológicos do país.

A cultura da região é, também, um grande atrativo para o turista, com todos os estados possuindo folguedos e tradições diferentes. Os centros históricos do Recife, de Olinda, de São Luís e de Salvador são os grandes atrativos culturais da região, sendo os três últimos considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

O arquipélago de Fernando de Noronha -- com suas ilhas e praias de águas límpidas e cristalinas -- também está ganhando destaque nacional e mundial, pelas ilhas é possível avistar os golfinhos saltadores que são uma atração à parte. Outro lugar de destaque são os Lençóis Maranhenses, um complexo de dunas, rios, lagoas e manguezais.

Ver artigo principal: Turismo no Nordeste do Brasil