Prêmio Lo Nuestro para Artista do Ano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prêmio Lo Nuestro de Artista do Ano
Descrição Qualidade vocal e sonora de artista musical de música latina.
País  Estados Unidos
Primeira cerimónia 2010
Última cerimónia 2023
Detentor atual Karol G (2023)
Apresentação Univision

O Prêmio Lo Nuestro de Artista do Ano é uma das categorias dos Prêmios Lo Nuestro apresentados anualmente pela emissora televisiva estadunidense Univision. O prêmio é concedido a artistas musicais em reconhecimento pela excelência sonora de suas respectivas realizações ao longo do ano anterior à cerimônia, sendo uma das seis "Categorias Gerais" da premiação.[1][2] Os indicados e vencedores são previamente selecionados através de votação entre estações de rádio de língua espanhola nos Estados Unidos e também com base no desempenho nas paradas musicais latinas da Billboard.[1]

Ao longo de sua história, os Prêmios Lo Nuestro originalmente sempre premiavam álbuns por gênero musical específico e sem nenhuma categoria geral. A categoria "Álbum do Ano" têm sido apresentada continuamente pela Univision desde 2010.[3][4] A banda de rock latino Aventura foi o primeiro vencedor da categoria em 2010, numa lista de indicação que incluía também Maná, Flex, Luis Fonsi e Vicente Fernández. Nesta edição, Aventura venceu também o prêmio de Artista Latino do Ano pela Billboard Latin Music Awards que combina alcances e repercussão nas paradas musicais Top Latin Albums e Hot Latin Songs.

No ano seguinte, a dupla de reggaeton Wisin & Yandel foram os vencedores da categoria. Em novembro de 2011, a cantora e compositora colombiana Shakira foi reconhecida como Personalidade do Ano da Academia Latina da Gravação e, três meses mais tarde, recebeu o Prêmio Lo Nuestro de Artista do Ano tornando-se a primeira artista não-estadunidense vencedora da categoria. A banda Maná é o nome mais recorrente da categoria, contabilizando 4 indicações sem nenhuma vitória enquanto o rapper porto-riquenho Bad Bunny é o artista mais vitorioso da categoria, com um total de 3 vitórias em três anos consecutivos.

Vencedores e indicados[editar | editar código-fonte]

A banda Aventura venceu a primeira edição da categoria, em 2010.
J Balvin, vencedor da categoria em 2016, 2017 e 2019.
A banda Maná possui 4 indicações sem nenhuma vitória na categoria.
Enrique Iglesias possui 3 indicações sem nenhuma vitória na categoria.
Ano Vencedor País de origem Indicados Ref.
2010 Aventura  Estados Unidos
2011 Wisin & Yandel  Porto Rico
2012 Shakira  Colômbia
2013 Jenni Rivera  Estados Unidos
2014 Prince Royce  Estados Unidos
2015 Romeo Santos  Estados Unidos
2016 J Balvin  Colômbia
2017 J Balvin  Colômbia
2019 J Balvin  Colômbia
2020 Daddy Yankee  Porto Rico
2021 Bad Bunny  Porto Rico
2022 Bad Bunny  Porto Rico
2023 Karol G  Colômbia

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Predefinição:Prêmios Lo Nuestro