Príncipe Hitachi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Masahito
Príncipe Hitachi
Cônjuge Princesa Hitachi
Nome completo
常陸宮正仁親王
Casa Dinastia Yamato
Pai Imperador Shōwa
Mãe Imperatriz Kōjun
Nascimento 28 de novembro de 1935 (80 anos)
Tóquio, Japão
Religião Shinto

O Príncipe Hitachi (Masahito) do Japão (常陸宮正仁親王, Hitachi no miya Masahito Shinnō?), nascido em 28 de novembro de 1935, é um membro da Casa Imperial do Japão.

Segundo filho do falecido Imperador Shōwa e da falecida Imperatriz Kōjun, o Príncipe Hitachi é o único irmão do Imperador Akihito do Japão. Atualmente, ele é o quarto na linha de sucessão ao Trono do Crisântemo. Além disso, é conhecido por suas atividades filantropistas e por sua pesquisa sobre as causas do câncer.

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Masahito, criança, em 1939.

Nascido no Palácio Imperial em Tóquio, o Príncipe Masahito foi chamado de Príncipe Yoshi (義宮正仁, Yoshi-no-miya Masahito?) durante sua infância.

Ele realizou seu ensino primário e secundário em Gakushuin, uma escola para meninos da nobreza japonesa. No final de 1944, o Ministério da Casa Imperial evacuou o Príncipe Yoshi e o Príncipe Herdeiro até Nikko, para escapar dos bombardeamentos americanos em Tóquio.

De 1947 a 1950, a Sra. Elizabeth Gray Vining tutelou, em inglês, o Príncipe Hitachi, seu irmão e suas cinco irmãs, as Princesas Kazuko, Atsuko e Takako. Seu relato da experiência foi titulado Windows for the Crown Prince (1952).

Casa Imperial do Japão
Dinastia Yamato
Imperial Seal of Japan.svg


SAI o Príncipe Mikasa
SAI a Princesa Mikasa

Em 1958, o Príncipe recebeu seu diploma em Química pela Faculdade de Ciência da Universidade de Gakushuin. Subseqüentemente, ele fez sua pós-graduação na Faculdade de Ciência da Universidade de Tóquio. No ano de 1969, tornou-se pesquisador associado da Fundação Japonesa para Pesquisa de Câncer.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Em 30 de setembro de 1964, o Príncipe casou-se com Tsugaru Hanako (nascida em 19 de julho de 1940), quarta filha de Tsugaru Yoshitaka, um ex-conde e descendente do ex-daimyo de Tsugaru. No dia seguinte, o Imperador Shōwa, seu pai, concedeu-lhe o título Hitachi-no-miya (Príncipe Hitachi). Ele já havia recebido autorização do Conselho da Casa Imperial para formar uma casa imperial independente, isto é, contrair matrimônio e ter filhos.

O Príncipe e a Princesa Hitachi não tiveram filhos.

Funções[editar | editar código-fonte]

O Príncipe Hitachi e sua esposa são atualmente presidentes de sociedades voltadas para intercâmbios internacionais, tais como a Sociedade Japão-Suécia e a Sociedade Japão-Bélgica; para a deficiência, como por exemplo a Sociedade Japonesa de Crianças Deficientes; e para a conservação da natureza, como a Sociedade Japonesa para a Preservação dos Pássaros.

O Príncipe Hitachi é presidente e presidente de honra de, pelo menos, catorze organizações.

Estilo real de tratamento de
Príncipe Hitachi
Japanese Crest of Hitachi no miya.svg
Estilo real Sua Alteza Imperial
Estilo alternativo Senhor

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 28 de novembro de 1935 - 01 de outubro de 1964Sua Alteza Imperial o Príncipe Yoshi.
  • 01 de outubro de 1964 - presenteSua Alteza Imperial o Príncipe Hitachi.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]