Fumihito, Príncipe Akishino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fumihito
Príncipe Herdeiro do Japão
Esposa Kiko Kawashima
Descendência Mako de Akishino
Kako de Akishino
Hisahito de Akishino
Herdeiro Hisahito de Akishino
Casa Yamato
Nascimento 30 de novembro de 1965 (53 anos)
  Palácio Imperial de Tóquio, Tóquio, Japão
Pai Akihito
Mãe Michiko Shōda
Religião Xintoísmo

Fumihito, Príncipe Herdeiro Akishino (皇嗣文仁親王 Kōshi Fumihito Shinnō?, Tóquio, 22 de novembro de 1965) é um membro da família imperial japonesa e atual herdeiro aparente do Trono do Crisântemo.

Ele é o segundo filho do imperador Akihito e da imperatriz Michiko do Japão e, atualmente, o primeiro na linha de sucessão ao trono imperial, posição que ocupa desde a renuncia de seu pai, o imperador Akihito. Isso porque seu irmão, o imperador Naruhito, não tem filhos varões.

Desde seu casamento, em junho de 1990, ele detém o título Akishino-no-miya, geralmente traduzido como príncipe Akishino, em português.

Nascimento e educação[editar | editar código-fonte]

O príncipe nasceu no Palácio Separado de Aoyama, em Tóquio. Seu nome é Fumihito, e seu título de infância foi Príncipe Aya (Aya-no-miya). Ele foi educado nos departamentos elementar e secundário de Gakushuin.

Em abril de 1984, Fumihito entrou para a Universidade de Gakushuin, onde estudou Direito. Depois de se graduar em Gakushuin, ele foi estudar Zoologia em St John's College, na Universidade de Oxford, Reino Unido, entre outubro de 1988 e junho de 1990. O príncipe Fumihito completou seu doutorado em ornitologia em outubro de 1996.[1] Sua dissertação doutoral foi intitulada "A Filogenia Molecular das aves selvagens, gênero Gallus, e a Origem Monofilética das aves domésticas".[2]

Ele conduziu uma pesquisa de campo na Indonésia entre 1993 e 1994.

Enquanto o seu pai era ainda o Príncipe Herdeiro, Akishino apresentou a tilápia para a Tailândia como uma importante fonte de proteína. A tilápia pode ser facilmente criada, e o príncipe Fumihito, que é conhecido como "o especialista em peixe-gato", tem se organizado para manter e expandir os estudos da biologia marinha com o povo da Tailândia.

Ele é um grande fã de The Beatles e um ávido jogador de tênis. Como estudante, o Príncipe Fumihito foi um dos dez melhores jogadores em partidas de pares na região de Kanto.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Casa Imperial do Japão
Dinastia Yamato
Imperial Seal of Japan.svg

SMI o Imperador
SMI a Imperatriz


SMI o Imperador Emérito
SMI a Imperatriz Emérita

SAI o Príncipe Hitachi
SAI a Princesa Hitachi


SAI a Princesa Mikasa

Em 29 de junho de 1990, o príncipe Fumihito casou-se com Kiko Kawashima, filha de Tatsuhiko Kawashima, professor de Geologia da Universidade de Gakushuin, e de sua esposa Kazuko. O casal se conheceu quando ambos eram estudantes de Gakushuin.

Assim como seu pai, o príncipe Akishino não se casou com uma mulher da extinta nobreza japonesa ou de um dos ramos colaterais da família imperial.

Com o casamento, ele recebeu o título príncipe Akishino e a autorização do Conselho de Finanças da Agência da Casa Imperial para estabelecer uma família.

Filhos[editar | editar código-fonte]

Debate sobre sucessão imperial[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2005, um comitê governamental recomendou mudar a Lei de Sucessão Imperial de 1947 para garantir que o primogênito dos príncipes herdeiros, de qualquer sexo, se tornasse o herdeiro do Trono do Crisântemo. A opinião pública debatia uma reforma para possibilitar a ascensão da princesa Aiko. O então primeiro-ministro, Junichiro Koizumi, comprometeu-se a levar a reforma ao Parlamento.

Entretanto, a gravidez da princesa Kiko, esposa do príncipe Akishino, anunciada oficialmente em fevereiro de 2006, mudou os planos. Em setembro daquele ano, nasceu um menino, o príncipe Hisahito de Akishino, que é o terceiro na linha de sucessão sob a atual lei. O nascimento de Hisahito foi um alívio para membros partidários tradicionalistas e, de fato, desencorajou as propostas que sugeriam a sucessão feminina. Antes de seu nascimento, 84% da população mostrava-se favorável à mudança.

Acredita-se que o debate será continuado e finalizado em um momento apropriado no futuro.

Deveres como príncipe[editar | editar código-fonte]

Além de participar de eventos públicos e representar a Família Imperial do Japão no exterior, o príncipe Akishino ocupa posições dentro de instituições, tais como:

Estilo de tratamento de
O Príncipe Herdeiro do Japão
Japanese Crest of Akisino no miya.svg

Estilo Sua Alteza Imperial
Tratamento direto {{{directo}}}
Estilo alternativo Senhor

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 30 de novembro de 1965 - 29 de junho de 1990: Sua Alteza Imperial o Príncipe Aya
  • 29 de junho de 1990 - 30 de abril de 2019: Sua Alteza Imperial o Príncipe Akishino
  • 30 de abril de 2019 - presente: Sua Alteza Imperial o Príncipe Herdeiro do Japão

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 5 de junho de 2008. Arquivado do original em 10 de outubro de 2006 
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 5 de junho de 2008. Arquivado do original em 10 de outubro de 2006 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]