Predefinição Discussão:Dinastias do Egito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Tenho conhecimento que os links desta predefinição coincidem com a antiga lista de dinastias egípcias. No entanto, sugiro uma nova padronização dos títulos das dinastias, para evitar conflito PT-BR (Egito vs. Egipto). Proponho:

Que acham? -- Nuno Tavares 23:17, 27 Fevereiro 2006 (UTC)

Por mim tudo bem... Vou somente propor que se utilize o sistema usado tradicionalmente, com a referência aos números das dinastias em numerais romanos:

I dinastia egípcia | II dinastia egípcia | III dinastia egípcia | IV dinastia egípcia | V dinastia egípcia | VI dinastia egípcia | VII dinastia egípcia | VIII dinastia egípcia | IX dinastia egípcia | X dinastia egípcia | XI dinastia egípcia | XII dinastia egípcia | XIII dinastia egípcia | XIV dinastia egípcia | XV dinastia egípcia | XVI dinastia egípcia | XVII dinastia egípcia | XVIII dinastia egípcia | XIX dinastia egípcia | XX dinastia egípcia | XXI dinastia egípcia | XXII dinastia egípcia | XXIII dinastia egípcia | XXIV dinastia egípcia | XXV dinastia egípcia | XXVI dinastia egípcia | XXVII dinastia egípcia | XXVIII dinastia egípcia | XXIX dinastia egípcia | XXX dinastia egípcia | XXXI dinastia egípcia | XXXII dinastia egípcia

Aliás, se calhar o melhor era criar já redirects para estas coisas todas não? --André 23:28, 27 Fevereiro 2006 (UTC)

Completamente de acordo. Eu ia propor os numerais romanos, mas depois achei que estava a pedir demais. Vamos nessa? -- Nuno Tavares 00:15, 28 Fevereiro 2006 (UTC)

Sabes, eu até acho que era escusado o gentílico, não estou a ver outras dinastias numeradas desta forma, mas quem sou eu... -- Nuno Tavares 00:20, 28 Fevereiro 2006 (UTC)

Dúvida: vou deixar ficar, mas acho que Dinastia Achaemenida devia ser Dinastia Aqueménida, certo? Creio que já existem afluentes em Aquemênidas, Aqueménidas, e por aí.. ia jurar que já vi isso algures.-- Nuno Tavares 00:33, 28 Fevereiro 2006 (UTC) -- Nuno Tavares 00:34, 28 Fevereiro 2006 (UTC)
Sim tou a ver que isso dos Aqueménidas já resolveste... E quanto ao gentílico isso é uma boa pergunta lol... nós para as nossas 4 dinastias costumamos tratá-las pelos nomes (Borgonha, Avis, Filipina e Bragança)... Se as primeiras dinastias ainda compreendo... mas em mais nenhum país há uma trigésima dinastia LOL --André 00:47, 28 Fevereiro 2006 (UTC)
Aliás, bem vistas as coisas, nos demais países, as dinastias só informalmente são numeradas... são mais conhecidas pelos nomes: dinastia merovíngia, carolíngia, capetíngia, valois, bourbon, saxã, normanda, plantagenta, lancaster, tudor, etc. etc. etc... Ninguém chama aos merovíngios a primeira dinastia da França (quanto muito primeira dinastia franca, mas ninguém se lhe refere como "1.ª dinastia" ipsis uerbis) --André 00:50, 28 Fevereiro 2006 (UTC)
Pois... agora já está. -- Nuno Tavares 01:13, 28 Fevereiro 2006 (UTC)

Alterações na predefinição[editar código-fonte]

Em relação à questão das dinastias, segundo os egiptólogos portugueses deve se escrever I dinastia e não Primeira dinastia. Trata-se de uma questão de nomenclatura histórica.

Alterei a relação dos períodos com as dinastias. A forma como estava era a anglo-saxónica, tirada da Wiki em inglês. A diferença mais significativa é ao nível do Segundo Período Intermediário, que estava como correspondente à XV, XVI e XVII dinastias. A maior parte dos investigadores considera que a XIII e XIV dinastias já são do Segundo Período Intermediário. Mudei também o tamanho para algo mais pequeno, penso que está mais estético. --JLCA 20:22, 26 Junho 2006 (UTC)

Muito mais! Ainda bem que alguém reduziu aquele monstro :) Obrigado JLCA -- Nuno Tavares 22:40, 29 Julho 2006 (UTC)