Predefinição Discussão:Info/Droga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Amigos, coloquei acentuação nos parâmetros. Um exemplo foi o de meia_vida_de_eliminacao que virou meia_vida_de_eliminação --Rhcastilhos 20:07, 5 Janeiro 2007 (UTC)


Em fase de testes!!!

  • Tradução dos parametros da infocaixa quase completos,
  • Falta criar o artigo descrevendo o funcionamento e como colocar os parâmetros.
  • Retirar dados que carecem de interesse a comunidade lusófona, como (estado legal nos EUA, AU

ou substituir por (Brasil, Portugal, etc.)

Adicionar na caixa

  • a farmacocinética também pode ser mais refinada,
    • liposolubilidade
    • distribuição
      • volume real e aparente de distribuição
    • local de absorção
  • algo do gênero- ""características especiais"", para ser usado em drogas que requerem descrições adicionais
    • ex: ASI => para betabloqueadores.

Biasuz 15:13, 3 Setembro 2006 (UTC)


Olá.

  • Retirei da predefinição os dados que seriam específicos dos países anglófonos: EUA, GBR e AUS
  • Os nomes das entradas foras colocados conforme padrão sem acentos

Está tudo a funcionar mais ou menos.

Dúvidas:

Informações adicionais que esta predefinição ainda não contém:

  • Decidir o que vale a pena colocar (no meu caso têm que me explicar o que cada coisa é :)

Já agora: Na categorização (colocação de categorias) dos fármacos, existe alguma "árvore de categorias" padrão que possa ser utilizada? Alguma padrão aceite internacionalmente?

Lijealso msg 18:42, 3 Setembro 2006 (UTC)

Já agora: Na entrada "ATC" existem links a vermelho que correspondem aos diversos códigos ATC. Os anglófonos já têm esses artigos todos feitos.

Ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Category:ATC_codes

Lijealso msg 18:47, 3 Setembro 2006 (UTC)

protein binding = proteína de ligação.--João Carvalho 22:27, 4 Setembro 2006 (UTC)
Desculpe, mas penso que a tradução correcta seria "Ligação às proteínas", porque se refere ao grau ou extensão com que um fármaco se liga às proteínas plasmáticas. ∴ Jp•msg• 10:16, 24 Janeiro 2007 (UTC)


EXEMPLO: para a aspirina[editar código-fonte]

Estrutura química de Info/Droga
Aspirin-3D-vdW.png
Info/Droga
Star of life caution.svg Aviso médico
Nome IUPAC (sistemática)
Ácido 2-etanoatobenzoico
Identificadores
CAS 50-78-2
ATC A01AD05 B01AC06, N02BA01
PubChem 2244
DrugBank APRD00264
Informação química
Fórmula molecular C9H8O4
C6H4(OCOCH3)COOH
Massa molar 180.16 g/mol
Sinónimos Ácido acetilsalicílico
Ácido O-acetilsalicílico
Acetilsalicilato
Dados físicos
Densidade 1.40 g/cm3
Solubilidade em água 4.6 mg/mL (20 °C)
Farmacocinética
Biodisponibilidade rápida e completa
Ligação a proteínas 99.5%
Metabolismo hepático
Meia-vida 300-650 mg dose 3.1-3.2 horas
1 g dose 5 horas
2 g dose 9 horas
Excreção renal
Considerações terapêuticas
Administração oral
DL50 ?

Compostos biotecnológicos.[editar código-fonte]

Olá,

Aproveitando as guias gerais desta infocaixa, gostaria de sugerir aos colegas, mais experientes, criarem uma para os compostos biotecnológicos, que não se encaixa na dos sintéticos/químicos.

No meu caso, eu estava a iniciar um artigo sobre o Trastuzumab (Herceptin), que é um composto humano, produzido sob engenharia genética pela Genetech. Veja a infocaixa em inglês:

en:trastuzumab

Fica aí a minha sugestão. Abraços, —RF 14:17, 30 Março 2007 (UTC)

Uso da predef[editar código-fonte]

Olá. Surgiu-me uma dúvida: essa predef é destinada somente a medicamentos? Ou a outros compostos (orgânicos ou não)? Pergunto pois uma vitamina a tem (a vitamina B12). Haveria outras predefs para compostos, produtos químicos, etc., além desta (caso essa só se destine a medicamentos)? Já vi alguns artigos com tabelas de informações feitas com o código puro, mas não sei se era uma página antiga que não havia sido atualizada ou o quê (no caso de haver as predefs).

Há na anglófona várias predefs (em Wikipedia:Chemical infobox) que são mais ou menos o que eu estava procurando (para usar nos artigos das vitaminas, inicialmente, mas que pudessem, claro, ser usadas em outros artigos). Fui meio prolixo? rs Mateus Hidalgo diga! 04:24, 2 Abril 2007 (UTC)

Falta o Cobalto[editar código-fonte]

Na fórmula química da Vitamina B12 não aparece o Cobalto, eu tentei rastrear o erro, e acho que o erro está nesta predefinição. Albmont (discussão) 11h12min de 23 de Maio de 2008 (UTC)

Tarja[editar código-fonte]

Pessoal,

No artigo em inglês existe o "legal status", o que no Brasil é representado pelas tarjas. Vide en:Regulation_of_therapeutic_goods Acredito que seja um valor interessante para existir dentro do template. Abçs

--RF (discussão) 19h03min de 22 de Setembro de 2008 (UTC)

Aviso Medico[editar código-fonte]

Porque tem um link para Aviso Medico na caixa ? acho que não é uma boa ideia isso... pois não alerta ninguem sobre tratamento ou algo parecido

Predefinição:Chembox new[editar código-fonte]

Nenhuma alma caridosa é capaz de unificar esta predefinição com a do chembox? É tão chato ver compostos químicos sem uma chembox decente, só porque tem essa Info/Droga :-/ Albmont (discussão) 16h51min de 26 de junho de 2009 (UTC)

Continuo achando isso uma insanidade. Para que ter duas boxes que fazem exatamente a mesma coisa? Qual é o critério para usar uma ou a outra? Pior: esta Info/Droga é incompleta no que tange aos aspectos químicos da substância, mas a Chembox já tem tudo que se precisa para um fármaco. Ver também en:Template talk:Drugbox, onde os anglófonos chegaram à mesma conclusão óbvia, mas agora lá parece ser muito tarde para harmonizar. Albmont (discussão) 16h29min de 27 de novembro de 2009 (UTC)
Outro exemplo de insanidade: Ácido pantotênico tem Chembox, mas Pantenol tem Info/Droga. Precisamos urgente definir qual será a norma, e partir para a troca das Info/Droga por Chembox. Albmont (discussão) 16h44min de 2 de dezembro de 2009 (UTC)
Estou tentando, está quse pronto, ainda faltavam alguns dados pertinentes a farmacocinética. Dédi's ✓ (discussão) 13h09min de 13 de fevereiro de 2010 (UTC)

Substituir por Chem box new[editar código-fonte]

Adicionei dados referentes a farmacologia, o RjClaudio colocou um diferencial de cor para diferenciar fármacos de químicos e inclui dados sobre legislação brasileira. O resultado pode ser visto aqui. O que acham de substituir a {{Info/Droga}} pela chem box que está mais completa e mais organizada? Também é preciso decidir sobre a utilização das cores, quando se deve usar a cor para fármacos e quando se deve usar a cor para químicos. Para mim tudo que está relacionado aqui recebe a cor esverdeada para fármacos, assim como as drogas ilegais. No caso de vitaminas penso que deve ficar a cor laranja de químicos. É isto por enquanto, aguardo sugestões. Dédi's ✓ (discussão) 22h26min de 16 de fevereiro de 2010 (UTC)

  • Só aproveitando: posso mover {{Chembox new}} para {{Info/Química}} ? Segue o padrão de nomenclatura "Info/", evitamos nome estrangeiro e o new, nos artigos fica o mesmo (mantém redirect), podemos mover as subpredefs em outro momento (não compromete o funcionamento).
  • Já q vão editar os artigos pra mudar, aproveita para arrumar isso tb.
  • Rjclaudio msg 22h42min de 16 de fevereiro de 2010 (UTC)
Se não der problema nos artigos por mim pode mudar. Dédi's ✓ (discussão) 22h57min de 16 de fevereiro de 2010 (UTC)

Movido. Olhei 5 artigos e não teve nenhum problema. Qnd formos mover o resto das predefs, movemos para {{Info/Química/Subpredef}}. Isso facilita tb a navegação entre a predef da seção e a predef principal. Rjclaudio msg 23h18min de 16 de fevereiro de 2010 (UTC)

Só para informar foram adicionados esses dados na predefinição: número da DCB, medicamento de referência, classificação legal no Brasil no caso de controlados com inclusão da lista da Anvisa que pertencem, volume de distribuição, depuração e concentrações máximas. Dédi's ✓ (discussão) 12h33min de 17 de fevereiro de 2010 (UTC)
Passado um tempo sem oposições, penso já ser bom ir atualizando os Wikiprojetos com as novas recomendações. Dédi's ✓ (discussão) 22h44min de 21 de fevereiro de 2010 (UTC)