Saltar para o conteúdo

Processo de desenvolvimento de software: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Liberio (discussão | contribs)
links externos iniciado
Linha 89: Linha 89:
* [[Trac]]
* [[Trac]]
* [[Git]]
* [[Git]]

=== Links Externos ===
* [http://labmacambira.sf.net AA - Autoregulação Algorítmica] Metodologia brasileira de desenvolvimento para times distribuídos baseada em tecnologias sociais


{{Processo de desenvolvimento de software}}
{{Processo de desenvolvimento de software}}

Revisão das 02h41min de 11 de setembro de 2011

Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de software. É estudado dentro da área de Engenharia de Software, sendo considerado um dos principais mecanismos para se obter software de qualidade e cumprir corretamente os contratos de desenvolvimento, sendo uma das respostas técnicas adequadas para resolver a Crise do software.

Passos/Atividades Processo

Análise Econômica

Visa a estabelecer se o projeto de Software gerará lucro, e se a receita gerada será o suficiente para cobrir os custos. Este processo acompanha todas as demais etapas de desenvolvimento do Software.

Análise de requisitos de software

A extração dos requisitos de um desejado produto de software é a primeira tarefa na sua criação. Embora o cliente, provavelmente, acredite saber o que o software deva fazer, esta tarefa requer habilidade e experiência em engenharia de software para reconhecer a incompletude, ambigüidade ou contradição nos requisitos.

Especificação

A especificação é a tarefa de descrever precisamente o software que será escrito, preferencialmente de uma forma matematicamente rigorosa. Na prática, somente especificações mais bem sucedidas foram escritas para aplicações bem compreendidas e afinadas que já estavam bem desenvolvidas, embora sistemas de software de missão crítica sejam freqüentemente bem especificados antes do desenvolvimento da aplicação. Especificações são mais importantes para interfaces externas que devem permanecer estáveis.

Arquitetura de Software

A arquitetura de um sistema de software remete a uma representação abstrata daquele sistema. Arquitetura é concernente à garantia de que o sistema de software irá ao encontro de requisitos do produto, como também assegurar que futuros requisitos possam ser atendidos. A etapa da arquitetura também direciona as interfaces entre os sistemas de software e outros produtos de software, como também com o hardware básico ou com o sistema operacional.

Implementação (ou codificação)

A transformação de um projeto para um código deve ser a parte mais evidente do trabalho da engenharia de software, mas não necessariamente a sua maior porção..

Teste

Teste de partes do software, especialmente onde tenha sido codificado por dois ou mais engenheiros trabalhando juntos, é um papel da engenharia de software

Documentação

Uma importante tarefa é a documentação do projeto interno do software para propósitos de futuras manutenções e aprimoramentos. As documentações mais importantes são das interfaces externas.

Suporte e Treinamento de Software

Uma grande porcentagem dos projetos de software falham pelo fato de o desenvolvedor não perceber que não importa quanto tempo a equipe de planejamento e desenvolvimento irá gastar na criação do software se ninguém da organização irá usá-lo. As pessoas ocasionalmente resistem à mudança e evitam aventurar-se em áreas pouco familiares. Então, como parte da fase de desenvolvimento, é muito importante o treinamento para os usuários de software mais entusiasmados, alternando o treinamento entre usuários neutros e usuários favoráveis ao software. Usuários irão ter muitas questões e problemas de software os quais conduzirão para a próxima fase.

Manutenção

A manutenção e melhoria de software lidam com a descoberta de novos problemas e requisitos. Ela pode tomar mais tempo que o gasto no desenvolvimento inicial do mesmo. Não somente pode ser necessário adicionar códigos que combinem com o projeto original, mas determinar como o software trabalhará em algum ponto depois da manutenção estar completa, pode requerer um significativo esforço por parte de um engenheiro de software. Cerca de de todos os engenheiros de software trabalham com a manutenção, mas estas estatísticas podem estar enganadas. Uma pequena parte destes trabalha na correção de erros. A maioria das manutenções é para ampliar os sistemas para novas funcionalidades, as quais, de diversas formas, podem ser consideradas um novo trabalho. Analogamente, cerca de ⅔ de todos os engenheiros civis, arquitetos e construtores trabalham com manutenção de uma forma similar.

Padrões

O processo de desenvolvimento de software tem sido objetivo de vários padrões, que visam a certificação de empresas como possuidoras de um processo de desenvolvimento, o que garantiria certo grau de confiança aos seus contratantes.

Alguns padrões existentes atualmente:

Modelos de Processo

Há uma década, vem se tentando encontrar um processo ou metodologia previsível e repetível que melhore a produtividade e qualidade. Alguns tentaram sintetizar e formalizar a tarefa aparentemente incontrolável de escrever um software. Outros aplicaram técnicas de gerenciamento de projeto na escrita de software. Sem o gerenciamento de projeto, projetos de software podem facilmente sofrer atraso ou estourar o orçamento. Como um grande número de projetos de software não atendem suas expectativas em termos de funcionalidades, custo, ou cronograma de entrega, ainda não existe um modelo de processo perfeito para todas aplicações.

Processo em cascata

O mais antigo e bem conhecido processo é o Modelo em cascata, onde os desenvolvedores (a grosso modo) seguem estes passos em ordem. Eles estabelecem os requisitos, os analisam, projetam uma abordagem para solução, arquitetam um esboço do software, implementam o código, testam (inicialmente os testes unitários e então os testes de sistema), implantam e mantêm. Depois que cada passo é terminado, o processo segue para o próximo passo, tal como construtores que não revisam as fundações de uma casa depois que as paredes foram erguidas. Se as iterações não são incluídas no planejamento, o processo não tem meios para corrigir os erros nas etapas inicias (por exemplo, nos requisitos), então o processo inteiro da engenharia de software deve ser executado até o fim, resultando em funcionalidades de software desnecessárias ou sem uso.Para isso tem que se fazer o implemento dos requisitos anteriormente analisados pelo programador.

Processos Iterativos

O Desenvolvimento iterativo e incremental prescreve a construção de uma porção pequena, mas abrangente, do projeto de software para ajudar a todos os envolvidos a descobrir cedo os problemas ou suposições, falhas que possam a levar ao desastre. O processo iterativo é preferido por desenvolvedores porque lhes fornece um potencial para atingir os objetivos de projeto de um cliente que não sabe exatamente o que quer, ou quando não se conhece bem todos os aspectos da solução.

Processos de desenvolvimento ágil de software são construídos com os fundamentos do desenvolvimento iterativo. Os processos ágeis usam o feedback, mais que o planejamento, como seus mecanismos de controle primário. O feedback é produzido por testes regulares e das versões do software desenvolvido.

Processos ágeis

Método formal

Os Métodos Formais são abordagens matemáticas para resolver problemas de software e hardware ao nível de requisito, especificação e projetos. Exemplos de métodos formais incluem Método-B, Redes Petri, RAISE e VDM. Várias notações de especificação formal estão disponíveis, tais como a notação-Z. De forma mais genérica, a teoria do autômato pode ser usada para construir e validar o comportamento da aplicação para o projeto de um sistema de máquina de estado finito.

Máquinas de estado finito baseadas nestas metodologias permitiram especificar software executáveis e contornar a codificação convencional.

Ver também

Alguns métodos de desenvolvimento de software

Temas relacionados

Softwares de apoio

Links Externos