Produto triplo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

No cálculo vetorial, há duas maneiras de se multiplicar três vetores juntos, de se fazer um produto triplo, também chamado de produto misto.

Uma delas é encontrando-se o produto escalar de um dos vetores com o produto vetorial dos outros dois. Essa é conhecida como produto triplo escalar, embora seja um a pseudo-escalar: sob reflexão em um plano, ele muda de sinal.

Geometricamente, esse produto é o volume (com sinal) do paralelepípedo formado pelos três vetores dados.

{a}\cdot({b}\times{c}) = {c}\cdot({a}\times{b}) = {b}\cdot({c}\times{a})

É o determinante de uma matriz 3 X 3, cujas colunas são os três vetores; esse é invariante sob rotações coordenadas. É comum a notação [abc] para designá-lo.

A outra é encontrando-se o produto vetorial de um dos vetores com o produto vetorial dos outros dois. Essa é conhecida como produto triplo vetorial porque resulta em um vetor.