Protuberum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaProtuberum
Ocorrência: Triássico Médio
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Sinapsida
Ordem: Therapsida
Subordem: Cinodontia
Infraordem: Eucynodontia
Família: Traversodontidae
Género: Protuberum
Reichel, Leandro Schultz, & Bento Soares, 2009
Espécies
  • Protuberum cabralensis

Protuberum é um gênero de cinodonte traversodonte conhecido por uma única espécie, o Protuberum cabralensis, do Triássico Médio, Brasil 1 .

Como em todos os gêneros da família Traversodontidae, Protuberum era um herbívoro, com especialização de moagem durante a alimentação 1 . Os dois exemplares conhecidos foram recolhidos com poucos anos de diferença a partir de sedimentos do Membro Alemoa da Formação Santa Maria, no Geoparque da Paleorrota, Rio Grande do Sul, Brasil 1 . O primeiro espécime foi coletado em 1977 e consiste em várias costelas e vértebras. A segunda amostra, coletada em 1989, consiste de um esqueleto parcial articulado e um crânio 1 . Ambos os espécimes foram coletados pelo padre Daniel Cargnin. O nome do gênero é, em referência à grande quantidade de protuberâncias nas costelas e ílio, enquanto o nome da espécie é uma homenagem do Município de Novo Cabrais, onde o espécime foi coletado 1 .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d e Reichel, Míriam, Schultz , Cesar Leandro, & Soares , Marina Bento 2009 “A New Traversodontid Cynodont (Therapsida, Eucynodontia) from the Middle Triassic Santa Maria Formation of Rio Grande do Sul, Brazil” Palaeontology 52(1):229-250