Przecław

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Przecław
Przecław

Igreja paroquial da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria
Voivodia Subcarpácia
Condado Mielec
Comuna Przecław
Área 16,04 km²
População (2019) 1 775[1][2] habitantes
Densidade 110,6 hab/km²
Código telefônico (+48) 17
Matrículas de automóveis RMI
Localização
Localização de Przecław na Polónia 50° 11' 36" N 21° 28' 48" E
Cidade da Polónia

Przecław é um município[3] da Polônia, na voivodia da Subcarpácia, condado de Mielec e sede da comuna de Przecław, na margem esquerda do rio Wisłoka. Um riacho chamado Słowik corre pela cidade, entre as colinas de um castelo e uma igreja paroquial, fluindo para o Wisłoka.[4]

A aproximadamente 2 km a leste da cidade, passa a estrada da voivodia n.º 985 e a linha ferroviária n.º 25 com a parada Przecław Tuszyma. A linha ferroviária está em mau estado de conservação e só opera com frete desde 2009. As distâncias rodoviárias das cidades mais próximas são: 16 km de Mielec e a 20 km de Dębica.

Existe uma paróquia católica da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, pertencente ao reitor de Mielec Południe, da diocese de Tarnów.

Przecław estende-se por uma área de 16,04 km², com 1 775 habitantes, segundo os censos de 2019, com uma densidade de 110,6 hab/km².[1][2] Está localizada na histórica Pequena Polônia, na região de Sandomierz.[5] Uma cidade nobre privada fundada em 1419,[6] estava localizada na segunda metade do século XVI no condado de Pilsen, na voivodia de Sandomierz.[7] Nos anos 1975-1998, a cidade estava localizada na voivodia de Rzeszów.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

O nome da vila na antiga forma polonesa latinizada Przeczslaw é mencionado por Jan Długosz no livro Liber beneficiorum dioecesis Cracoviensis (1470-1480).[8]

História[editar | editar código-fonte]

A mais antiga menção conhecida de Przecław vem de 1258. Naquela época, existia uma igreja na vila. A mais antiga menção escrita do assentamento chamado Przedzlaw remonta a 1419.

Nos séculos XV-XVI, Przecław pertencia à família Ligęz. Os próximos proprietários foram Krupków-Przecławscy. Przecław perdeu seus direitos de cidade em 1919.[4] Em 28 de julho de 2009, o Conselho de Ministros decidiu conceder os direitos de cidade a Przawław novamente a partir de 1 de janeiro de 2010.

Em 1910 foi descoberta uma sepultura no parque do castelo, cuja criação é estimada no tempo dos romanos.

Palácio em Przecław[editar | editar código-fonte]

A data exata da construção da instalação não pôde ser determinada até hoje. Sabe-se que era originalmente de madeira e esteve nas mãos da família Ligęza até 1578. Em seguida, entrou na posse da família Koniecpolski. No lugar da mansão de madeira, Andrzej Koniecpolski ergueu um palácio de pedra, de vários andares e porão, que até hoje serve como corpo do castelo em Przemyśl.

Atualmente, o edifício do palácio abriga um restaurante e um hotel. O objeto também é parcialmente aberto ao público.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Pirâmide etária dos habitantes de Przecław em 2014.[9]


Complexo de castelo e parque
Vista frontal
Vista do portão
Interior
Uma cópia do Triunfo de Galateia de Rafael no teto da Câmara de Música (também chamada de Câmara Pompeia)
Dependência da mansão

Referências

  1. a b «Przecław (Subcarpácia) mapas, imobiliário, GUS, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, desemprego, salário, ganhos, educação, tabelas, demografia, jardins de infância». Polska w liczbach (em polonês). Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  2. a b GUS. «Área e população no perfil territorial em 2016». stat.gov.pl (em inglês). Consultado em 29 de fevereiro de 2020 
  3. «Rozporządzenie Rady Ministrów z dnia 28 lipca 2009 r. w sprawie utworzenia, ustalenia granic i nazw gmin oraz siedzib ich władz, ustalenia granic niektórych miast oraz nadania niektórym miejscowościom statusu miasta» 
  4. a b «Parafia Wniebowzięcia NMP w Przecławiu – Strona Parafii Rzymskokatolickiej pw. Wniebowzięcia Najświętszej Maryi Panny w Przecławiu (diecezja tarnowska)» (em polonês) 
  5. Feliks Kiryk, Zygmunt Ruta (red.): Da̜browa Tarnowska. Zarys dziejów miasta i powiatu. Państwowe Wydawnictwo Naukowe, Warszawa – Kraków 1974, p. 149.
  6. Zenon Guldon, Jacek Wijaczka, Skupiska i gminy żydowskie w Polsce do końca XVI wieku, w: Czasy Nowożytne, 21, 2008, p. 155.
  7. Województwo sandomierskie w drugiej połowie XVI wieku ; Cz.1, Mapy, plany, Warszawa 1993, k. 4
  8. Joannis Długosz Senioris Canonici Cracoviensis, "Liber Beneficiorum", Aleksander Przezdziecki, Tom II, Cracóvia 1864, str.295.
  9. «Przecław (podkarpackie) » mapy, nieruchomości, GUS, szkoły, atrakcje, regon, kody pocztowe, bezrobocie, wynagrodzenie, zarobki, edukacja, tabele, przedszkola, demografia, zabytki» (em polonês) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Przecław
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.