Przemyśl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Przemyśl
Przemyśl
POL Przemyśl flag.svg POL Przemyśl COA.svg
Przemyśl Panorama 15-09-2013.jpg
Voivodia Subcarpácia
Powiat Przemyśl
Gmina Przemyśl
Área 44 km²
População (2007) 66 128 habitantes
Densidade 1514 hab/km²
Código telefônico (+48) 16
Matrículas de automóveis RP
Localização
Localização de Przemyśl na Polónia 49° 47' N 22° 46' E
Cidade da Polónia Flag of Poland.svg

Przemyśl é uma cidade da Polónia, na voivodia de Subcarpácia e no condado de Przemyśl. Estende-se por uma área de 44 km², com 66 128 habitantes, segundo os censos de 2007 , com uma densidade 1514 hab/km².A mais antiga cidade da região Subcarpacia e uma das mais antigas cidades da Polónia situada na margem do rio San, a 14 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.Przemyśl é chamada a “Porta de Bieszczady”, possui muitos monumentos tanto no interior da cidade como na sua vizinhança – o palácio em Krasiczyn, o jardim botânico em Bolestraszyce ou o santuário de Kalwaria Pacławska. Na cidade situam-se alguns museus, inclusive o mais antigo da região – o Museu Arquidiocesano (fundado em 1902) e o maior em Subcarpácia – o Museu Nacional da Terra de Przemyśl (fundado em 1910). Em Przemyśl encontra-se o maior número de edifícios antigos na voivodia de Subcarpácia, e a nivel nacional é igualmente um dos mais ricos em património. É uma cidade multicultural onde vivem representantes de diversas nações (polacos, ucranianos, ciganos), crenças e ritos. Até à Segunda Guerra Mundial a cidade foi também habitada pelo povo judeu que, conforme o censo, em 1931 constituía 29,5 por cento da população e possuia 4 sinagogas.

História[editar | editar código-fonte]

Em resultado de vários anos de trabalhos arqueológicos, na cave da catedral católica foram descobertos os contornos duma rotunda românica– da igreja de São Nicolau fundada por Boleslau II, o Generoso, entre 1069 e 1086. Porém, nas camadas arqueológicas mais profundas foram descobertos os contornos duma igreja mais antiga, proveniente do século X, que pode provar a adesão desta povoação ao país de Mieszko I. São controversos também os fundamentos de uma construção descobertos na Colina do Castelo que, na opinião duma parte dos peritos, pode ser a chamada Cerkiew Wołodara – o testemunho da presença russa nesta povoação no século XII. Outros julgam que isto pode ser uma basílica de três naves da época de Boleslau I. Em 1772, durante a primeira divisão da Polónia, Przemyśl e o território do sul da Pequena Polónia foi foi governado pela Casa de Habsburgo. A segunda metade do século XIX trouxe o desenvolvimento económico; o momento decisivo foi a construção do Caminho-de-ferro Galiciano de Carlos Luís da Áustria que unia Viena, Cracóvia e Lviv. A cidade estendeu-se para os terrenos situados além dos antigos muros urbanos. Tendo em conta a extensão e o significado, até ao fim do reinado austríaco Przemyśl era a terceira cidade na Galícia, depois de Lviv e Cracóvia.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Przemyśl foi assediada duas vezes desempenhando a função da Fortaleza austro-húngara de Przemyśl. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi destruído 45 por cento da cidade, sobretudo o bairro judeu e os arredores.

Edifícios históricos

Castelos, palácios e solares

  • Castelo de Casimiro III da Polônia
  • Palácio Lubomirski
  • Palácio dos Bispos Católicos Orientais
  • Palácio dos Bispos Católico-romanos
  • Solar de Stanisław Orzechowski


Igrejas e mosteiros

Sinagogas

  • Sinagoga Nova
  • Sinagoga de Zasanie

Arquitectura militar

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Przemyśl