Puttonyo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Junho de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Adega de vinho Tokaji, na Hungria.

Puttonyoé a unidade de medida usada para indicar o nível de açúcar e, portanto, a doçura de vinho húngaro vinho de sobremesa, chamado Tokaji (ou tokay). É tradicionalmente medido pelo número de uvas doces (conhecidas como Aszú) adicionadas a um barril de vinho, mas agora é medido em gramas de açúcar residual.[1] O puttony era na verdade a cesta de 25 quilos de uvas Aszú, e quanto mais adicionado ao barril de vinho, mais doce o vinho eventual.[1] A medição vai de 3 a 6 Puttonyos. Um Tokaji feito inteiramente de uvas Aszú é conhecido como Eszencia.[1] O mesmo sistema é usado na região vinícola de Eslováquia Tokaj no outro lado da fronteira para a produção local.

Assim, um Tokaji aszú de 3 puttonyos (mínima adição para poder classificar-se como Tokaji aszú) seriam 75 kg de pasta juntos a 136 litros de vinho fresco da época. Esta quantidade de uva seca pela chamada “podridão nobre” tem uma tal concentração de açúcar que impregna suave e elegantemente o vinho base, que é seco, transmitindo-lhe uma doçura e fragrâncias indescritíveis. O maior grau de doçura e complexidade corresponde aos Tokaji de 6 puttonyos.

Existe um grau ainda acima dos 6 puttonyos, mas trata-se de um Tokaji tão raro e difícil de conseguir, que quase se poderia considerá-lo como una obra prima. É o denominado Tokaji Eszcencia, a lágrima ou sumo das melhores uvas aszú enquanto esperam ser prensadas, que contêm até cerca de 60% de açúcar. A quantidade de açúcar é tão elevada que o vinho apenas pode fermentar, impedindo-o de desenvolver apenas 4º de álcool.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. a b c Kissack, Chris, thewinedoctor.com Wine Glossary: Puttonyos