Quo vadis?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a frase latina. Para outros usos, veja Quo vadis.

Quo vadis? é um frase latina que significa "Para onde vais?" ou "Aonde vais?". O uso moderno da frase refere-se a um relato do evangelho apócrifo conhecido como "Atos de Pedro" (Manuscrito Vercelli XXXV), no qual, ao fugir de uma provável crucificação em Roma, São Pedro encontra Jesus ressuscitado e pergunta: Quo vadis? E Jesus responde: Romam vado iterum crucifigi ("Vou a Roma para ser crucificado de novo"). Prontamente Pedro ganha coragem para continuar seu ministério e acaba por se tornar um mártir[1] após ser crucificado com a cabeça para baixo. [2]

A Igreja Domine Quo Vadis foi construída no local onde o encontro entre Pedro e Jesus alegadamente ocorreu. A frase também aparece algumas vezes na tradução Vulgata da Bíblia, notavelmente João 16:5, quando Jesus diz aos apóstolos:"E agora vou àquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Aonde vais?"

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Quo vadis?.
  • Media relacionados com Quo vadis no Wikimedia Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.