RK 62

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


RK 62
Tipo Fuzil de assalto
Local de origem  Finlândia
História operacional
Em serviço 1965–presente
Utilizadores Forças Armadas da Finlândia[1]
Para outros, ver Operadores
Guerras Guerra do Afeganistão (2001–2021)
Histórico de produção
Criador Valmet
Data de criação 1962
Fabricante Valmet, SAKO
Período de
produção
1965–1994
Quantidade
produzida
Mais de 350.000
Variantes RK 95 TP
Especificações
Peso 3,5 kg vazio (RK 62)
3,27 kg vazio (RK 62 76)
Comprimento 940 mm com coronha fixa ou estendida
710 mm com coronha dobrada
Comprimento 
do cano
418 mm
Cartucho 7,62×39mm (principal)
.222 Remington
.223 Remington/5,56×45mm NATO
.243 Winchester
.308 Winchester/7,62×51mm NATO
.30-06 Springfield
7,62×53mmR (apenas protótipo)
Ação Operação a gás, ferrolho rotativo
Cadência de tiro 700 tiros por minuto
Velocidade de saída 715 m/s
Alcance efetivo 300 m
Sistema de suprimento Carregador destacável de 30 tiros
Mira Alça e massa de mira

O RK 62 (em finlandês: rynnäkkökivääri 62, 'fuzil de assalto 62'), oficialmente 7.62 RK 62 e comercialmente M62, é um fuzil de assalto fabricado pela Valmet e Sako. É a arma de infantaria padrão das Forças Armadas da Finlândia.

O RK 62 foi projetado em 1962 e é baseado na versão polonesa licenciada do projeto soviético AK-47. O RK 62 usa o mesmo cartucho 7,62×39mm do AK-47. Entre 1965 e 1994, 350.000 fuzis M62 foram produzidos em conjunto pela Valmet e Sako. É a base do IMI Galil, um fuzil de assalto de fabricação israelense com muitas semelhanças. O RK 62 possui um quebra-chamas de três pontas e uma ranhura para uma baioneta especialmente projetada, que pode ser usada sozinha como uma faca de combate.

O RK 95 TP é uma versão mais moderna e aprimorada do RK 62. Uma das características mais distintas dos fuzis Valmet, incluindo o M62 e todas as variações subsequentes, é o quebra-chamas aberto de três pontas com um terminal de baioneta em seu lado inferior. Além da supressão das chamas, a ponta pode cortar rapidamente arame farpado, empurrando a boca do cano para um fio de arame e efetuando um disparo.[2]

História[editar | editar código-fonte]

O desenvolvimento de um fuzil de assalto finlandês de cartucho intermediário soviético 7,62×39mm começou na década de 1950. Vários modelos estrangeiros foram analisados, sendo o AK-47 soviético o mais importante.[3] A primeira versão foi chamada de RK 60.

O RK 62 foi produzido em 1960 na fábrica da Valmet em Tourula e internamente era quase uma cópia do AK-47. Apresentava uma coronha metálica, um guarda-mão de plástico e punho de pistola, mas não tinha o guarda-mato (esperava-se que tornasse o disparo desta arma mais fácil no frio do inverno finlandês, quando os soldados usavam luvas quentes). Os primeiros protótipos, modelados dos AK de licença polonesa, tinham coronhas de madeira de bétula tingidas. Após testes pelos militares, o RK 60 foi ligeiramente modificado (o guarda-mato foi reintegrado) e adotado como 7.62 RK 62.

Em agosto de 2015, as Forças Armadas da Finlândia anunciaram que irão modernizar gradualmente os fuzis RK 62 existentes. A coronha tubular antiga e a bandoleira de couro serão substituídas por uma coronha telescópica e bandoleira tática. Uma opção para montar um trilho superior para miras telescópicas e dispositivos de visão noturna será adicionada a todos os fuzis; da mesma forma, o cano receberá um ponto de fixação para luzes táticas e lasers. O modelo atualizado será conhecido como RK 62 M.[4]

Projeto[editar | editar código-fonte]

RK 62 desmontado em campo

O RK 62 é considerado uma variante do AK-47 de alta qualidade. A maior melhoria, além da qualidade metalúrgica do receptáculo e da qualidade geral do cano, são as miras: a maioria das variantes do AK tem a alça de mira montada no topo da carcaça do pistão de gás na parte superior do receptáculo. No RK 62, a alça de mira é montada na parte traseira da tampa do receptáculo com mira noturna iluminada por trítio. O raio de visão é duplicado, aumentando a precisão junto com o cano CM forjado a martelo. Alça de mira de abertura em uma tangente deslizante com mira noturna flip trítio, poste com capuz dianteiro, raio de visão de 470 mm.[5]

Isto é evidente especialmente na sua precisão, já que frequentemente pode atingir menos de um minuto de arco. O fuzil usa uma mira dióptrica "peep", que é virada para revelar a mira noturna traseira aprimorada com trítio aberto. A massa de mira também possui um modo para operação noturna. O tubo de gás tem cauda em andorinha no munhão dianteiro e é um tubo de diâmetro único, ao contrário do tubo do AK/AKM, que tem uma seção transversal em forma de estrela para guiar o pistão enquanto permite que os gases sejam liberados por trás dele. O pistão a gás possui um anel em forma de engrenagem na haste, atrás da cabeça do pistão. O diâmetro do anel corresponde ao diâmetro do tubo e atua como guia dentro do tubo de gás, os entalhes no anel permitem que o excesso de gases seja liberado atrás da cabeça/guia do pistão. Este sistema reduz o número de peças e simplifica a fabricação, bem como a montagem/desmontagem. Este projeto chegou ao IMI Galil. Uma porta na almofada de ombro permite armazenar itens (por exemplo, o kit de limpeza) na coronha tubular.

Todas as variantes do RK foram concebidas para resistir às condições ambientais extremas do Norte da Europa.

Operadores[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre RK 62