Saltar para o conteúdo

Radical (química): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita a edição 24628248 de 189.54.32.55 (discussão | contribs)
Linha 26: Linha 26:


Há cem [[anos]] descobriu-se o primeiro [[Radical Livre]]. Cinquenta [[anos]] depois descobriu-se toda a sua [[estrutura molecular]], e quatro anos depois relacionou-se a uma [[doença inexorável]], o [[envelhecimento]].
Há cem [[anos]] descobriu-se o primeiro [[Radical Livre]]. Cinquenta [[anos]] depois descobriu-se toda a sua [[estrutura molecular]], e quatro anos depois relacionou-se a uma [[doença inexorável]], o [[envelhecimento]].
bando de rapariga soh sabem dar ctrl+v e ctrl+z vao dar na esquina o toba :profa lucia


=={{Ligações externas}}==
=={{Ligações externas}}==

Revisão das 00h54min de 14 de abril de 2011

Radicais livres são moléculas ou átomos com um número ímpar de electrões. Os radicais livres possuem elétrons de valência desemparelhados, e, portanto, são altamente reativos, podendo inclusive reagir entre si em uma dimerização para formar uma molécula com todos os elétrons emparelhados.

No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de combustão do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, o nosso organismo possui enzimas protectoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo.

Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão:

É importante destacar que uma boa alimentação, rica em verduras, legumes e frutas, é a melhor maneira de prevenir os malefícios dos radicais livres.

Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, portanto o próprio exercício físico é um importante gerador dessas moléculas. Deve ser lembrado que os radicais livres também têm um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus dos "músculos lisos".

Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros - como as vitaminas C, E e o beta-caroteno (Scavengers) - são ingeridos.


Histórico

Há cem anos descobriu-se o primeiro Radical Livre. Cinquenta anos depois descobriu-se toda a sua estrutura molecular, e quatro anos depois relacionou-se a uma doença inexorável, o envelhecimento. bando de rapariga soh sabem dar ctrl+v e ctrl+z vao dar na esquina o toba :profa lucia

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.